Maior homenagem às mulheres goianas será realizada nesta sexta-feira em Rio Verde

15 de Março de 2024 às 15:00
  • A maior homenagem para as mulheres goianas será realizada nesta sexta-feira, 15, em Rio Verde, com a entrega da Comenda Chica Machado para mais de 140 personalidades de diferentes áreas de atuação do município e região. Organizada pelo deputado estadual Karlos Cabral (PSB), a sessão solene em homenagem às mulheres será realizada às 18h30, no auditório do Instituto Federal Goiano, no campus do município goiano. É um evento gratuito e aberto ao público.

Para celebrar a força e a resiliência das mulheres goianas, a cerimônia itinerante reconhece o trabalho e atuação delas na luta pelo fortalecimento do protagonismo feminino em nosso Estado. É um reconhecimento público e simbólico de suas lutas, conquistas e contribuições para o desenvolvimento do Estado em diversas áreas.

A comenda simboliza a bravura e o legado de Chica Machado, mulher negra que lutou por sua liberdade e libertou vários escravos no Século XVIII em Goiás. A homenagem, criada pelo deputado Karlos Cabral, teve sua primeira edição em 2019, na sede da Assembleia Legislativa Goiás. No ano passado, foi realizada pela primeira vez em Rio Verde e, devido ao sucesso, o município do sudoeste goiano receberá novamente a edição desse ano.

“É com imensa admiração e prazer que temos celebrado a trajetória de mulheres goianas que inspiram e transformam a nossa sociedade”, afirma Karlos Cabral. “Elas são exemplos de superação e força, abrindo caminhos para a construção de um futuro mais justo e igualitário. São lideranças de todas as frentes de atuação que enfrentam várias dificuldades impostas e contribuem significativamente pelo desenvolvimento do Estado”, afirma o deputado.

A solenidade também marca o Dia Internacional da Mulher, lembrando a importância da luta por igualdade de direitos e oportunidades. “As mulheres goianas são protagonistas no desenvolvimento do Estado, atuando em diversas áreas com talento, dedicação e sensibilidade”, destaca Karlos Cabral. “Sua participação ativa na política, educação, saúde, cultura, economia, empreendedorismo, no cuidado do lar e no amor às suas famílias é fundamental para o progresso de todos”, ressalta.

Legado de Chica Machado

A Comenda Chica Machado homenageia a história de uma mulher negra que desafiou as convenções de sua época. Ex-escrava, Chica lutou por sua liberdade e a de outros, tornando-se uma figura emblemática da resistência e da superação. Por volta de 1750, viveu no arraial de Cocal, no Norte de Goiás, hoje área próxima à Niquelândia.

A pesquisadora Adélia Freitas da Silva publicou a obra “Chica Machado: Um Mito Goiano’, em que registra a história e a admiração que moradores da região ainda têm pela figura. Mulher de personalidade forte, tornou-se influente após se casar com um comerciante português, com quem teve seis filhos. Detentora de muito ouro, usava a fortuna para alforriar escravos.

Um de seus filhos foi Silvestre Álvares da Silva, conhecido como Padre Silvestre, primeiro deputado por Goiás. Homem negro e culto, foi o único representante de Goiás na Constituinte de 1823. Mais do que um reflexo da mulher forte, destemida, irrepreensível, empoderada e caridosa, Chica Machado é a personificação da alma indomável que desafia as convenções e conquista sua liberdade.

Seu legado transcende o tempo e o espaço, tornando-se um patrimônio histórico de Goiás. Sua história ecoa como um hino à liberdade e à justiça, inspirando a sociedade goiana. Chica Machado não apenas representa a força da mulher, mas também a capacidade de superação do ser humano. Sua trajetória demonstra que, mesmo em face da opressão, a alma indomável pode triunfar e alcançar a liberdade.

Serviço:

• O que é: Sessão solene em homenagem às mulheres com entrega da Comenda Chica Machado
    • Quando: Sexta-feira, 15 de março de 2024, às 18h30
    • Onde: Auditório Jatobá do Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde/GO.
Gabinete Dep. Karlos Cabral Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).