Notícias dos Gabinetes
Galindo pede transferência simbólica da Capital do Estado para Trindade durante a Festa do Divino Pai Eterno
Um importante projeto que visa trazer ainda mais visibilidade para a cidade de Trindade foi apresentado pelo deputado Cristiano Galindo (Solidariedade) na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). A propositura, em questão tem o intuito de transferir o título de Capital do Estado de Goiás para a Capital da Fé todos os anos, no primeiro domingo de julho. A data marca o encerramento da tradicional Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno, que marca o município como um dos maiores realizadores de celebrações religiosas do País.
Segundo a justificativa do parlamentar, que desde muito cedo acompanha e participa como colaborador, o impacto da festividade é observado não só no Estado, mas em todo o País. A transferência simbólica das sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário estaduais servirá como forma de reconhecer a importância da tradição, considerada a segunda maior romaria do Brasil, atrás apenas do Círio de Nazaré, realizado em Belém/PA.
Ao todo, somente no ano de 2023, Trindade recebeu cerca de 3,6 milhões de fiéis, que participaram de missas, novenas, procissões, caminhadas e shows, além de movimentar mais de 40 milhões na economia local, concretizando a cidade como um forte destaque no cenário do turismo religioso.
Lado a lado com a gestão do prefeito Marden Júnior, Galindo tem trabalhado fortemente na apresentação de matérias e conquista de benefícios que geram cada vez mais melhorias para Trindade e para vida de seus conterrâneos.
A medida, após apresentação em Plenário, foi distribuída à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) para relatoria do deputado Veter Martins (PRD) e aguarda o parecer para destinação à primeira e segunda votações na Casa de Leis, para a posterior sanção do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).