Notícias dos Gabinetes
“Sílvio Costa, presente!” Bia de Lima promove tributo ao professor na Alego
Por iniciativa dos deputados Bia de Lima e Mauro Rubem, ambos do PT, foi realizado, nesta terça-feira, 19, um tributo ao professor Sílvio Costa, morto em fevereiro de 2023, vítima de um infarto. A homenagem aconteceu em Plenário.
Representante das lutas sindicais, o professor Sílvio era uma pessoa combativa, aguerrida e líder na defesa dos direitos de toda classe trabalhadora. “Queremos saudar a memória extraordinária do companheiro Sílvio Costa. Queremos receber todos aqui que trazem na memória a solidariedade, o companheirismo, a atuação inconteste desse amigo tão valoroso. Revolucionário, ele tem uma história muito importante para todos os militantes de esquerda, com conquistas fundamentais e um legado fantástico”, disse a parlamentar durante a solenidade.
Como presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), a deputada também reconheceu a parceria do professor na luta junto à entidade. “Nunca pagaremos a dívida com o Sílvio. Quando ainda éramos CPG, o sindicato não tinha sequer espaço físico, e o professor Sílvio Costa ofereceu que nós coabitássemos o mesmo espaço que o Sinpro. Essa solidariedade foi essencial e, numa atitude linda ele abrigou o CPG. Desde então atuamos juntos, ao longo de nossas vidas, e fizemos uma militância muito próxima”, completou ela.
Ainda de acordo com Bia de Lima, o professor não media esforços para compreender os cenários e as lutas que acreditava. “Ele [Sílvio Costa] fez até greve de fome e teve conquistas importantes. Não media esforços para compreender os cenários. Pessoas desse calibre fazem muita falta. Queremos prestar essa homenagem ao legado e que possamos ter sempre mais pessoas com essa disponibilidade de luta, que deixam os rancores e os ódios de lado, para construir uma luta com mais companheirismo. Não podemos deixar que a pessoa extraordinária de Silvio Costa seja esquecida”, finalizou ela.
A esposa do professor Sílvio Costa, a também professora Lúcia Ricon, esteve na homenagem, assim como outros familiares do homenageado, e diversas representações sindicais, especialmente da Educação, de movimentos sociais, entre outros admiradores da trajetória de Costa.