Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputada Bia de Lima assume Procuradoria Especial da Mulher

19 de Março de 2024 às 15:31
Deputada Bia de Lima assume Procuradoria Especial da Mulher

A deputada Bia de Lima (PT) tomou posse, nesta terça-feira, 19, como a nova Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O evento ocorreu no auditório 2 da Casa, ocasião na qual a parlamentar recebeu o cargo da deputada Rosângela Rezende (Agir). 

Bia de Lima afirmou que assumir o cargo é uma grande responsabilidade, no entanto, coletiva. Segundo ela, como procuradora, atuará em favor das mulheres, para que ocupem cada vez mais espaços e estejam cada vez mais seguras. 

“Quero trazer o meu compromisso e dizer que, quando cheguei à Assembleia, afirmei que não chegava sozinha. Essa tarefa não será fácil, mas se tornará possível com a nossa somatória de esforços. Nosso papel será o de fortalecer a Procuradoria, para que as mulheres saibam onde há proteção, respeito, multiplicidade de responsabilidade com efeitos na vida de cada uma. Vamos aproveitar a estrutura desta Casa com foco no empoderamento das mulheres, para garantir condições de que todas se vejam em espaços de poder, para servir de alicerce, dar oportunidades, inspirar tarefas, romper barreiras. Minha responsabilidade não é só minha, estaremos juntas em defesa das mulheres”, disse ela.

Bia de Lima agradeceu a parceria da deputada Rosângela Rezende e do presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB). “Tenho um agradecimento absoluto à deputada Rosângela Rezende, que eu não conhecia, mas foi uma grata surpresa. Trabalhamos juntas e tenho certeza de que seguiremos de mãos dadas, de forma conjunta. Também quero agradecer ao presidente desta Casa, Bruno Peixoto, a quem apresentei a proposta da Procuradoria e com um olhar diferenciado e uma visão de representação de mulheres, colocou isso em prática”, pontuou. 

Presente no evento, a ex-senadora Lúcia Vânia parabenizou a iniciativa da Alego para a Procuradoria, mas pediu o empenho dos homens no combate à violência contra as mulheres e no respeito às pautas femininas. 

“Ao longo do tempo, precisamos que os homens sejam nossos parceiros, caso contrário, não vamos avançar.  Neste momento, não temos sequer um parlamentar aqui para prestigiar os avanços das conquistas das mulheres da Casa. Fui a primeira deputada federal e senadora por Goiás e, apesar de ter um grande sonho, sempre foi um desafio. Fui deputada constituinte e naquela época o Congresso não tinha nem banheiro feminino, éramos apenas 19 mulheres que fizeram a diferença. Não fosse o trabalho das mulheres na Constituinte não haveria a Lei Maria da Penha, da qual também fui relatora. Seguimos no enfrentamento, mas precisamos falar para aqueles que ainda não estão convencidos da importância de uma sociedade igualitária. A Bia tem todas as condições de implementar grandes projetos nesta Casa, mexer com essa estrutura e cobrar posicionamentos e resultados”, disse ela. 

Participaram ainda da cerimônia de transferência de cargo a deputada federal Adriana Accorsi (PT); a secretária de Projetos Especiais da Alego e ex-vereadora, Dra. Cristina (PDT); a vereadora pelo município de Goiás, Elenízia da Mata (PT); a vereadora por Anápolis, Andreia Rezende (SD); e a vereadora Aava Santiago (PSDB). 

Instalada na 20ª Legislatura, iniciada em 2023, a Procuradoria Especial da Mulher esteve, em seu primeiro ano, sob o comando de Rosângela Rezende. Em 2024, os trabalhos serão conduzidos por Bia de Lima, seguida pelas deputadas Dra. Zeli (UB) e Vivian Naves (PP) nos dois anos seguintes. 

Literatura escolar

Ainda durante a solenidade de troca de cargos da Procuradoria da Mulher, foi lançada a 2ª edição do livro “Maria da Penha nas Escolas”, de autoria de Manoela Barbosa, produzido pela Skambau Produções, com ilustrações de Zaia Ângelo. A cartilha conta a história da farmacêutica brasileira Maria da Penha, que foi vítima de violência doméstica e tornou-se símbolo da luta em combate à violência contra a mulher. O livro tem como foro o público infanto-juvenil.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.