Amilton Filho comemora avanço importante no Judiciário de Anápolis

20 de Março de 2024 às 09:13
Amilton Filho comemora avanço importante no Judiciário de Anápolis

O deputado estadual Amilton Filho (MDB) celebrou nesta segunda-feira, 18, o novo status da comarca de Anápolis. A decisão foi apresentada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Carlos Alberto França, durante sessão de que participou ao lado da irmã e vereadora Andreia Rezende (SD) e de seu pai e ex-vereador Amilton Batista.

Com a medida do TJGO, Anápolis e Aparecida de Goiânia passam a ser entrâncias finais de Justiça, e não mais intermediárias, equiparando-se ao status da comarca de Goiânia, a única do Estado nessa condição até hoje. “Essa era uma importante reivindicação da advocacia e da magistratura Anapolina, que valorizam os juízes que aqui atuam e fazem com que eles criem raízes na nossa cidade”, disse o deputado.

Amilton diz que a medida fortalece o Judiciário anapolino e destaca ainda o papel fundamental que exerceram, em prol dessa luta, a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Goiás (OAB-GO), presidida pelo advogado Rafael Lara, a subseção Anápolis, nas pessoas do seu presidente e dos conselheiros seccionais, bem como de todos os advogados que atuam na cidade, pois trata-se de um desejo em comum da categoria.

“Essa foi uma decisão crucial para a cidade, porque valoriza toda comunidade jurídica, em especial porque significa também a valorização daqueles que são atendidos pela Justiça em Anápolis”, celebra Amilton ao agradecer ao presidente do TJ e aos desembargadores membros do Órgão Especial.

Na prática, a elevação do status da comarca de Anápolis faz com que os juízes que atuam na cidade tenham as mesmas prerrogativas dos que trabalham em Goiânia, especialmente em termos salariais. Isto porque todo magistrado, ao ser aprovado em concurso, assume primeiramente uma comarca de trânsito inicial e depois vai para uma intermediária, para só então chegar à entrância final, em geral após muitos anos de carreira. Agora, os juízes que atuam em Anápolis não precisarão mais pedir transferência para a capital e poderão fincar pilares perenes até a sua aposentadoria, caso desejem, no município anapolino.

Gabinete Dep. Amilton Filho Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).