Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima homenageia professora e advogada com a Comenda Berenice Artiaga

22 de Março de 2024 às 09:08
Bia de Lima homenageia professora e advogada com a Comenda Berenice Artiaga

A partir de iniciativa da deputada Bia de Lima, a Assembleia Legislativa de Goiás entregou, nessa quinta-feira, 21, a Comenda Berenice Teixeira Artiaga a mulheres de destaque em Goiás. Maior honraria concedida pela Casa, as homenageadas foram indicadas pelos parlamentares por serviços prestados às mais diversas áreas.

“Assim que cheguei a essa Casa de Leis pude compreender a plenitude da mais alta comenda que o Poder Legislativo pode conceder. Como primeira parlamentar de Goiás, Berenice Artiaga deu contribuições importantes de como as mulheres podem galgar novos espaços e renovar a sociedade”, afirmou a parlamentar.

Na ocasião, Bia de Lima lembrou que nessa semana assumiu a Procuradoria Especial da Mulher da Alego e falou sobre a responsabilidade do cargo. “Nessa semana assumi a Procuradoria da Mulher da Alego, uma grande responsabilidade. É um espaço para continuarmos mostrando a relevância das mulheres em todos os locais, sendo enaltecidas, prestigiadas e mostrando sua competência em todas as instâncias e poderes”, disse a deputada.

Ainda da tribuna, Bia de Lima ressaltou a trajetória das mulheres homenageadas por ela, as professoras Elita Maria Carvalho Lima, de Jataí, e Gláucia Maria Teodoro Reis, de Goiânia.

De acordo com a deputada, ambas exercem papeis extraordinários, com garra e coragem, sendo exemplo para todas as mulheres de Goiás. “Quando eu comecei a perceber a política, as lutas, a Elita já era uma referência e uma professora extraordinária. Assim como a Dra. Gláucia, que, além de professora, é uma advogada fantástica, sempre na luta pelas pautas femininas e na defesa das mulheres de Goiás. Para nós é um orgulho, porque essas mulheres, no seu tempo, vêm dando, cada vez mais, oportunidades para outras”, afirmou Bia de Lima

Veja quem são as homenageadas:

Elita Maria de Carvalho Lima, natural de Jataí, professora de português, formou toda uma geração de jataienses, foi vereadora por dois mandatos e a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal de Jataí. Foi secretária de Cultura de Jataí e autora do hino do município.

“Me sinto muito honrada e esperançosa com o recebimento dessa comenda, porque conseguimos ver que a mulher está realmente ocupando novos espaços a cada dia. Essa homenagem é um estímulo para todas as mulheres. Fico muito feliz, acompanhei a Bia, que é representante da minha cidade, desde muito cedo e sempre foi motivo de muito orgulho”, disse a professora Elita.

Gláucia Maria Teodora Reis, goianiense. Formada em direito, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, e em agronomia; mestre em Direito Agrário, pela Universidade Federal de Goiás. Foi secretária de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial. Membro do Conselho Estadual de Educação. É ativista da luta em defesa das mulheres.

“É uma honra receber essa comenda das mãos da deputada Bia de Lima, que além de fazer a diferença aqui na Assembleia Legislativa, inclusive foi reconhecida por isso, também por ser minha amiga, então é um carinho especial”, completou Gláucia.  

Comenda Berenice Artiaga

Na justificativa para a concessão da comenda, a deputada Bia argumenta que a mulher conquistou o direito ao voto, em 1932, mas, apenas em 1950, a primeira goiana, Berenice Artiaga, chegou ao Parlamento, indicada pelo PSD, após o assassinato do marido, Getulino Artiaga. A medalha Berenice Artiaga foi instituída em 1998 para homenagear mulheres atuantes no Estado.

Berenice Artiaga foi reeleita em 1954 e fez parte da Mesa Diretora da Alego, no cargo de primeira secretária, no período de abril de 1956 a abril de 1957. Também durante essa Legislatura, de 1954 a 1958, Goiás elegeu a segunda deputada, Almerinda Magalhães Arantes, que depois seria ainda reeleita por mais dois mandatos. Em 1959, a terceira mulher eleita: Ana Braga de Queiroz.

O Parlamento goiano chegou a ter oito deputadas, na Legislatura entre 2007 e 2010, mas hoje possui apenas: Bia de Lima (PT), Rosângela Rezende (Agir), Vivian Naves (PP) e Dra. Zeli Fritsche (UB).

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.