Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputado Antônio Gomide propõe lei de incentivo e proteção aos ciclistas em Goiás

27 de Março de 2024 às 18:00
Deputado Antônio Gomide propõe lei de incentivo e proteção aos ciclistas em Goiás

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou um projeto de lei, na Assembleia Legislativa de Goiás, nesta terça-feira, 26, que propõe a instituição da Lei de Incentivo, Proteção e Respeito aos Ciclistas no Estado de Goiás. O parlamentar pretende, com essa proposta, fomentar a mobilidade sustentável, garantir a segurança e promover o respeito aos direitos dos ciclistas.

Antônio Gomide aponta que o projeto de lei contempla diversas medidas que visam criar um ambiente mais propício ao uso da bicicleta como meio de transporte. Entre elas, destaca-se a instituição da Política de Incentivo ao Uso da Bicicleta, que visa estimular a adoção do modal como alternativa de deslocamento, contribuindo para a redução de congestionamentos e emissões de poluentes, além de promover a qualidade de vida da população.

Além disso, o projeto prevê a concessão de incentivos fiscais, subsídios e outros benefícios a empresas que promovam o uso da bicicleta entre seus funcionários, como a disponibilização de bicicletários, vestiários e chuveiros. Também estabelece a prioridade para criação e implementação de infraestrutura cicloviária, como ciclovias, ciclofaixas e rotas cicláveis interligadas aos sistemas de transporte público e aos principais centros urbanos, visando garantir a segurança e fluidez do deslocamento dos ciclistas.

Antônio Gomide também propõe a realização de campanhas educativas voltadas para motoristas, ciclistas e pedestres, com o objetivo de conscientizar sobre os direitos e deveres de cada um no trânsito, bem como sobre a importância do respeito mútuo entre os diversos modais de transporte. 

“Essas medidas visam não apenas aumentar a segurança dos ciclistas, mas também promover uma convivência mais harmoniosa entre todos os usuários das vias públicas”, diz o deputado.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.