Notícias dos Gabinetes
Junto à categoria da Educação, Bia de Lima entrega propostas da educação à pré-candidata, Delegada Adriana Accorsi
A deputada estadual Bia de Lima (PT) participou, na noite de sexta-feira, 12, de uma reunião com trabalhadores da educação, para a entrega de propostas que devem integrar o plano de governo da pré-candidata à Prefeitura de Goiânia, Delegada Adriana Accorsi.
O encontro aconteceu na sede do Partido dos Trabalhadores de Goiânia. Em meio a um auditório repleto de representantes, a parlamentar falou:
"O documento está aqui, nós vamos continuar trazendo mais e mais porque a escuta continuará. Temos feito um esforço na Alego no sentido de dar voz aos trabalhadores da educação, que esperam ansiosamente por valorização. Agora, nada disso ocorrerá se não fizermos a nossa parte, ou seja, construir as mudanças que queremos. Todos aqui são extremamente importantes e valorosos, companheiros que têm compreensão política para fazerem a diferença em todos os espaços que frequentam. Essa história será construída pelas mãos de cada um de nós", declarou Bia de Lima.
A professora Ludmylla Morais, que é pré-candidata a vereadora por Goiânia, apresentou a pesquisa que foi realizada em menos de 10 dias, por meio virtual, com alcance superior a 585 pessoas. Cerca de 80% das respostas foram provenientes de escolas municipais e Cmeis.
"A rede municipal, da qual eu faço parte, está cansada de outros pensarem para a gente fazer, queremos ser ouvidos. Quando pensamos em colaborar com o plano de governo da pré-candidata Delegada Adriana Accorsi, isso não poderia ser feito sem passar pelos profissionais da rede municipal de educação. Acreditamos que podemos somar com escuta ativa e não teremos mais essa perspectiva de imposição. A rede está desmantelada, os profissionais estão pedindo socorro. Também somar com os professores das instituições privadas, eles precisam participar deste debate", afirmou a professora Ludmylla.
Entre os principais pontos destacados pela pesquisa estão:
- Valorização - destacando plano de carreira de administrativos e professores;
- qualificação continuada;
- concurso público;
- gestão democrática;
- cuidados com a saúde, inclusive mental;
- semana pedagógica no início do ano;
- dias de planejamento após o mês de julho; e
- mais vagas nos Cmeis.
O documento foi entregue à pré-candidata em mãos, que agradeceu a iniciativa.
"Que noite de emoção e esperança. Agradeço essa reunião cheia de força. O plano de governo que dá certo é o plano que tem verdade, que tem realidade, que ouve as pessoas. Isso me dá paixão, me dá vontade de fazer a diferença. Eu sou aluna de escola pública e foi através da educação que eu realizei o meu sonho de ser delegada de polícia, foi a educação que me deu esperança de transformar a minha vida e é isso que quero proporcionar a todos", ressaltou Delegada Adriana Accorsi.
Também presente na reunião, a professora Iêda Leal, que é secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Igualdade Racial, falou sobre a importância de ter representantes da educação nos cargos, como as secretarias que tratam da pauta.
"Quero parabenizar a todos que têm coragem de estar neste espaço. Não podemos deixar ninguém para trás. Somar significa também trazer para as nossas memórias Darci Accorsi e Pedro Wilson, não podemos abrir mão da história que foi construída. Estamos com saudades de dirigentes sindicais em cargos na educação, que se posicionavam e sabiam da importância do que é fundamental aos trabalhadores da Educação", afirmou ela.
Participaram ainda do evento a presidenta do PT de Goiânia, Neyde Aparecida; a coordenadora do setorial de educação do PT de Goiânia, professora Márcia Melo; o representante da executiva da juventude do PT Goiânia, Marcos Soares; o deputado estadual Mauro Rubem; os vereadores por Goiânia, Kátia Maria e Fabrício Rosa; e a professora da UFG, Lueli Nogueira Duarte e Silva.