Cerca de 50 oficiais de justiça e servidores do Poder Judiciário são homenageados pelo deputado Karlos Cabral na Assembleia Legislativa

15 de Abril de 2024 às 08:00

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou, na manhã dessa sexta-feira, 12, uma sessão solene em homenagem aos servidores do Poder Judiciário. Proposta pelo deputado estadual Karlos Cabral (PSB), a cerimônia foi marcada pela entrega do Certificado de Mérito Legislativo para oficiais de justiça e servidoras da Escola Judicial do Estado de Goiás e da prestigiosa Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, maior honraria concedida pelo Poder Legislativo, para servidores e membros do Poder Judiciário. “Reconhecemos não apenas a dedicação exemplar desses profissionais, mas também a importância do seu trabalho no sistema judicial”, afirma o parlamentar.

Durante seu discurso, o deputado parabenizou os homenageados com a Medalha Pedro Ludovico Teixeira, citando nominalmente os cinco agraciados: o desembargador e presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), Carlos Alberto França; o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça e procurador do Estado de Goiás, Marcello Terto e Silva; o desembargador Leandro Crispim; a juíza substituta em 2° grau, Sirlei Martins da Costa; e o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Goiás, Eleandro Alves.

Ao entregar o Certificado do Mérito Legislativo aos oficiais e oficialas de justiça, Cabral destacou o compromisso da Assembleia Legislativa com o oficialato e a defesa dos direitos da categoria. Ele ressaltou que essa foi uma oportunidade de também celebrar o Dia do Oficial de Justiça, e reconheceu o papel fundamental desses profissionais como elo entre a justiça e o cidadão comum.

"Essa data nos convida a refletir sobre o papel fundamental do profissional oficial de Justiça na engrenagem do Judiciário. Enquanto oficial de justiça, sinto-me honrado em dividir esse momento e homenagear meus colegas de profissão, reconhecendo o valor inestimável de suas árduas missões. Não é fácil ser oficial em um Estado tão grande, com áreas rurais tão grandes. É quase um sacerdócio atuar em nosso Estado, mas trabalhamos para que a Justiça aconteça", afirmou.

O deputado também fez questão de enaltecer as servidoras da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (EJUG), também agraciadas com o Certificado de Mérito Legislativo. “Por meio de seu trabalho, cada profissional que compõe a EJUG contribui para uma melhor capacitação de magistrados, servidores e comunidade jurídica em geral e, por isso, merecem nosso reconhecimento”, destacou.

“Ao adentrar o espaço privado das pessoas, nossa abordagem representa uma responsabilidade imensa. É onde os direitos individuais se tornam mais palpáveis e necessários. Receber o reconhecimento por essa tarefa é gratificante, mas também nos lembra da grande responsabilidade que carregamos como guardiões da lei e defensores da Justiça”, destacou Sammara Carulinne, representando os homenageados.

A emoção tomou conta do ambiente quando o presidente do Sindojus-GO, Eleandro Alves Almeida, expressou sua gratidão em nome de todos os oficiais de justiça, ressaltando o caráter coletivo da homenagem e o orgulho de representar uma categoria tão dedicada. "É uma homenagem a todo o oficialato goiano que, todos os dias, vai às ruas para dar efetividade ao cumprimento das ordens judiciais. Tenham o orgulho de estarem aqui sendo representados”, disse.

“Nós somos prestadores de serviço a quem paga os impostos. Ao receber essa homenagem, eu a recebo não como ganho ou merecimento pessoal. Eu compartilho essa homenagem com todo o Poder Judiciário”, evidenciou o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos Alberto França, que também agradeceu a parceria e contribuição efetiva do deputado Karlos Cabral com o Judiciário.

A juíza Sirlei Martins da Costa agradeceu ao deputado Karlos Cabral por seu constante respeito, empatia e dedicação à defesa dos servidores públicos do Estado. A juíza falou um pouco de sua trajetória pessoal como servidora do Judiciário goiano. “É uma satisfação enorme ter formado uma trajetória contando com a colaboração e ajuda de todos”, discursou.

O procurador e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Marcello Terto e Silva, ressaltou que a homenagem é um grande símbolo de reconhecimento e prova a dedicação de várias personalidades pelo engrandecimento da cidade e do Estado. “Obrigado ao povo de Goiânia e à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, em especial ao deputado Karlos Cabral, pelo reconhecimento”, finalizou.

O corregedor-geral de justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim, agradeceu ao deputado pela Medalha do Mérito Legislativo. “Ao receber a medalha tenho a convicção que essa Casa escolheu homenagear a Justiça goiana. Homens e mulheres que se empenham diuturnamente em prol do bem comum guiados por um inabalável senso de dever cívico”, enalteceu.

Por sua vez, o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos Alberto França, parabenizou os homenageados e ressaltou a responsabilidade acrescida que a homenagem traz para o Poder Judiciário, reforçando o compromisso com a sociedade e o Estado. Ao concluir, França observou que a homenagem será um catalisador para que os oficiais de Justiça e magistrados honrem a homenagem com dedicação na realização de suas atividades diárias.

Gabinete Dep. Karlos Cabral Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).