Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Bia de Lima garante gestão democrática de escolas públicas por meio de eleições diretas em Goiás

16 de Abril de 2024 às 18:28
Projeto de Bia de Lima garante gestão democrática de escolas públicas por meio de eleições diretas em Goiás

A deputada Bia de Lima (PT) apresentou projeto de lei, que pretende alterar a Lei Complementar n° 26, de 28 de dezembro de 1998, que estabelece as diretrizes e bases do sistema educativo do Estado de Goiás, para garantir a gestão democrática das escolas públicas estaduais e municipais, assegurando as eleições diretas para diretores das escolas.

Conforme a alteração proposta pela deputada, as escolas mantidas pelo poder público estadual e municipal obedecerão aos princípios da gestão democrática, assegurado o regime de eleições diretas para diretora e a existência de conselhos escolares partidários, dos quais participam os seguintes segmentos: direção, professores, demais servidores, alunos e pais de alunos ou responsáveis.

“A gestão democrática nas escolas promove a inclusão de diferentes atores no processo decisório, como diretores, professores, servidores, alunos e pais de alunos, possibilitando uma administração mais transparente, participativa e comprometida com as necessidades e interesses da comunidade escolar”, ressalta Bia de Lima.

Ainda de acordo com a deputada, é garantida pela Constituição Federal a gestão democrática do ensino público. “Queremos que haja a participação efetiva da comunidade escolar na gestão das escolas públicas estaduais e municipais de Goiás. Além disso, a instituição de eleições diretas nas escolas contribui para a democratização do acesso aos cargos de gestão, permitindo que a comunidade escolar escolha seus representantes de forma democrática e participativa”, reforça a parlamentar.

Acesse o link https://alegodigital.al.go.leg.br//opinecidadao/detalhes.aspx?id=2176738, faça o cadastro e vote SIM no nosso projeto

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.