Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Amilton Filho homenageia, em sessão solene, profissionais que trabalham com o causa autista

16 de Abril de 2024 às 18:22
Amilton Filho homenageia, em sessão solene, profissionais que trabalham com o causa autista

O plenário Iris Rezende da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) foi palco nesta segunda-feira, 15, de uma sessão solene em prol da conscientização sobre o autismo. O evento foi proposto pelo deputado estadual Amilton Filho (MDB), que tem uma reconhecida luta em prol dos direitos da pessoa portadora do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e na luta para que essas pessoas se insiram mais participativamente na sociedade e tenham assegurados todos os seus benefícios garantidos por lei. Na sessão solene, o deputado entregou o Certificado do Mérito Legislativo a profissionais que atuam em defesa dos portadores do TEA. 

Participaram da sessão solene, além de parlamentares estaduais, vereadores, o reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Antonio Cruvinel Neto, dirigentes e representantes de entidades que trabalham com autistas e seus familiares, representantes da OAB-GO, do Poder Judiciário e de Organizações Sociais (OSs), além de profissionais da saúde e autoridades do mundo político.

Em sua fala, Amilton ressaltou a importância de reconhecer esses profissionais, dado que atualmente uma em cada 50 crianças que nascem tem autismo, por isso é necessário adotar outra postura em relação ao portador do TEA e, principalmente, a maneira como o poder público encara essa realidade. “Temos de reformular nossas políticas públicas, a educação e as alternativas de qualificação da pessoa autista”, afirmou.

Para o parlamentar, o Estado como um todo ainda deve muito à pessoa autista, na medida em que os poderes ainda fazem pouco pelo portador do TEA. “Já fizemos alguma coisa em prol do autista, mas é preciso que unamos nossas forças mais ainda, promovamos debates mais aprofundados em torno do autismo e incrementemos nossas ações desde que a pessoa é diagnosticada com TEA passando pelo tratamento, pela educação, pelo bem estar e pela garantia dos seus direitos, bem como é fundamental que asseguremos sua formação e capacitação profissional”, disse.

 Amilton exaltou os homenageados ao apontar a sua importância essencial para que a luta pela causa autista continue dando frutos e refletindo na sociedade. O deputado disse que, como parlamentar decidiu ampliar seu leque de bandeiras para abraçar também a causa do TEA. “Toda vez que logramos destinar uma verba ou qualquer outro tipo de ajuda a uma instituição que trabalhe com a causa autista, levando benefícios e melhorando a vida das pessoas sinto que estou cumprindo minha função como homem público, e isso me gratifica demais”, afirmou.

Ações efetivas

Como parlamentar, Amilton Filho tem mostrado um árduo trabalho em prol dos portadores do TEA e de seus familiares, pois estes também vivem cotidianamente os efeitos da condição do portador em sua família, ainda que indiretamente. Neste sentido, Amilton apresentou projeto que se tornou a lei que cria, em Goiás, a Política Estadual de Proteção aos Direitos dos Portadores de TEA. 

Outra lei derivada de um projeto de lei de Amilton Filho é a que cria, em âmbito estadual, a Carteira de Identidade de Pessoas com TEA, para garantir que elas possam usufruir dos direitos assegurados em lei federal. Esses direitos incluem o transporte escolar gratuito, o direito a um acompanhante durante as aulas, o uso de filas preferenciais e o acesso gratuito a medicamentos específicos. 

Também integra o rol de ações efetivas em prol dos autistas o projeto de lei, que já foi aprovado pela Assembleia Legislativa em duas votações e aguarda a sanção do govenador Ronaldo Caiado, que prevê a substituição de todas as sirenes convencionais nas escolas públicas goianas por aparelhos que emitam músicas ou efeitos sonoros especiais. A lei contribui para que os portadores de TEA não sofram crises causadas pelo barulho que as sirenes comuns fazem e que interferem diretamente no comportamento da criança ou do adolescente autista. 

No que diz respeito a emendas parlamentares, Amilton destinou recursos de R$ 120 mil à Casa Joana, para readequação das instalações dessa instituição de Anápolis que dá apoio aos portadores de autismo e a seus pais, que os acompanham inseparavelmente. “As pessoas autistas têm todo nosso carinho e respeito e seguiremos lutando para que elas sejam tratadas com dignidade e que possam exercer todos os seus direitos de forma plena”, sublinhou o deputado Amilton Filho.

Gabinete Dep. Amilton Filho Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.