Amilton Filho requer variadas obras em rodovias estaduais

16 de Abril de 2024 às 18:27
Amilton Filho requer variadas obras em rodovias estaduais

O deputado estadual Amilton Filho (MDB) solicitou ao presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto, o encaminhamento de uma série de requerimentos ao presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Lucas Vissotto, para que promova a manutenção, restauro, limpeza e construção de obras em diversas rodovias estaduais. De acordo com Amilton, há muitas GOs com buracos, especialmente em função das chuvas que caíram nos últimos meses, estradas com falhas estruturais, causadas pela ação do tempo, e que, portanto, necessitam de restauração, além de outras com vegetação invadindo a pista. O parlamentar também solicita à Goinfra a duplicação de dois trechos, a construção de um anel viário e a instalação de barreira eletrônica em ponto específico de uma rodovia.

Um dos requerimentos solicita a recuperação da GO 450, no trecho entre Piracanjuba e Cristianópolis, no sul do Estado, em especial no quilômetro 14 daquela rodovia, que já foi recuperado várias vezes, mas que sempre volta a apresentar problemas. Em outro requerimento, solicita à Goinfra a recuperação total da GO-112, no trecho de 63 km entre Iaciara e Nova Roma, no nordeste goiano.

“Esse trecho encontra-se absolutamente deteriorado, com muitos buracos e fissuras no asfalto. A população dos dois municípios reclama a urgente recuperação do asfalto, pois o escoamento da produção das cidades, baseada na pecuária, está comprometido por causa da situação dessa GO”, explica o parlamentar. Em 2023, Nova Roma recebeu R$ 90 mil em emenda parlamentar de Amilton Filho, verba destinada à reforma e ampliação do Colégio Estadual Marechal Humberto de Alencar Castello Branco.

Amilton Filho também pediu ao presidente da Alego que solicite ao titular da Goinfra a duplicação de trechos de duas rodovias. A primeira é a dos 27 km da GO-222 entre Anápolis e Nerópolis, a pedido da vereadora de Nerópolis, Elisa Caetano Rosa. O outro requerimento atende a solicitação da prefeita Graciele Marta do Nascimento, de Campo Limpo de Goiás, que requer a duplicação dos 11km da GO-330 entre este município e Anápolis.

Segundo Amilton, essas obras são importantes para melhorar o fluxo de veículos, atualmente bastante intenso e, portanto, propício à ocorrência de acidentes e atropelamentos. No ano passado, Campo Limpo de Goiás recebeu um total de R$ 600 mil em emendas parlamentares, sendo uma delas para investimentos diversos na Escola Municipal Alfredo Pedro da Silveira, enquanto Anápolis, base eleitoral de Amilton, foi destinatária de um total de R$ 3, 15 milhões, dos quais R$ 2,460 milhões para as áreas de educação e saúde e o restante em ações nas áreas de segurança pública, esportes, associativismo, ação social e bem-estar animal.

Amilton também solicita a construção de um anel viário ligando as GOs 222 e 080, em Nerópolis, também a pedido da vereadora, a fim de desafogar o tráfego naquela cidade e tornar mais ágil a travessia do perímetro urbano da cidade.

Em relação à manutenção das estradas, Amilton fez dois requerimentos nesse sentido. Um deles solicita a recuperação asfáltica e a poda e limpeza de vegetação da GO-429, entre as cidades de Itapuranga e Goiás, num total de 52 km.  Também solicita a limpeza e a recuperação da GO-080, entre Goiás e o povoado de Areias, numa extensão de 14km. “Esta rodovia é bastante utilizada pelos romeiros que se dirigem à Igreja de Nossa Senhora Aparecida, em Areias, e esse trecho encontra-se danificado e o acostamento, por onde transitam os peregrinos, está sendo invadido pelo mato”, justifica Amilton.

O último requerimento pede à Goinfra a instalação de uma barreira eletrônica na GO-557, em Nova Glória, a pedido do vereador Valdinei Adriano Domingos. A instalação desse dispositivo de redução de velocidade deverá ser entre a ponte próxima ao Departamento de Polícia da cidade e o trevo de acesso à área urbana de Nova Glória.

Gabinete Dep. Amilton Filho Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).