Notícias dos Gabinetes
“Fortalece o debate”, diz Bia de Lima sobre sessões presenciais na Alego
Foi aprovado no Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), nesta quarta-feira, 17, o processo 7896/24, enviado pela Mesa Diretora, que retoma as sessões presenciais às terças e quartas, a partir das 15h, e híbridas às quintas-feiras.
Sempre presente nas sessões, para a deputada Bia de Lima (PT) a medida fortalece o debate, que é a principal característica do parlamento.
“Eu gostei muito desta medida, pois acredito que o parlamento é o espaço do debate, e que fica esvaziado às vezes que as sessões são híbridas. Com a ausência dos parlamentares aqui no Plenário, acaba diminuindo o potencial de discussão das matérias e a possibilidade de as pessoas intervirem, de haver o contraditório. Dessa forma, acredito que a medida fortalece o Poder Legislativo e garante a democracia efetivamente”, afirmou a deputada.
Ainda de acordo com a parlamentar, é importante que os deputados estejam no Plenário para que tenham conhecimento e domínio dos ritos da Casa, bem como para potencializar suas atuações.
“É uma medida importante, mas lógico que, quem está no interior, ter a quinta-feira híbrida contempla. Eu também ando muito pelos municípios e, às vezes, é difícil conciliar a agenda com as bases”, disse Bia.
“Mas, eu faço questão de valorizar o Plenário, principalmente por ser deputada de primeiro mandato e querer aprender sobre os ritos, então essa presença ajuda bastante. A medida já estava sendo discutida há algum tempo entre os parlamentares, sobre a necessidade de se retomar as discussões. E temos muitas comissões, que também serão fortalecidas com essa participação mais efetiva”, completou a petista.