Aprovado projeto de lei para inclusão de mulheres acima de 50 anos no mercado de trabalho

26 de Abril de 2024 às 10:57

A Assembleia Legislativa de Goiás aprovou em segunda votação, nesta quarta-feira, 24 de abril, o projeto de lei nº 889/2023, de autoria do Deputado Estadual Gustavo Sebba, que visa alterar a Lei nº 21.995, de 6 de junho de 2023. Essa alteração tem o propósito de fortalecer a Política Estadual "Mulher Qualificada e Valorizada para o Mercado de Trabalho".

O projeto de lei propõe uma série de medidas para priorizar a inserção de mulheres com mais de 50 anos no mercado de trabalho, reconhecendo os desafios enfrentados por esse grupo demográfico. Entre as medidas destacam-se:

Implementação de ações e programas voltados para a inserção de mulheres com mais de 50 anos no mercado de trabalho;

Incentivo a iniciativas empresariais que promovam o aprimoramento profissional e a manutenção do emprego para mulheres nessa faixa etária;

Priorização de mulheres com mais de 50 anos que sejam chefes de família monoparental, tenham deficiência ou filho com deficiência, ou sejam vítimas de violência doméstica.

O autor da proposta ressalta a importância dessas medidas diante do cenário desafiador enfrentado pelas mulheres acima de 50 anos no mercado de trabalho, onde encontram menos oportunidades e são frequentemente subestimadas devido a preconceitos relacionados à idade e gênero.

Além disso, o Projeto de Lei estabelece que a política em questão será monitorada e avaliada periodicamente pelo órgão estadual competente, com a publicação dos respectivos dados e resultados. Essa medida visa garantir transparência e demonstrar o compromisso com o acompanhamento e o aprimoramento das políticas de inclusão no mercado de trabalho.

O Deputado Gustavo Sebba destaca que o Projeto de Lei não apenas atende a uma demanda urgente por inclusão e igualdade, mas também está em conformidade com os princípios constitucionais e legais do Estado de Goiás.

Gabinete Dep. Gustavo Sebba Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).