Notícias dos Gabinetes
Inclusão digital: sancionada lei da deputada Bia de Lima que altera Política Estadual do Idoso
A lei da deputada estadual Bia de Lima (PT), que altera a Política Estadual do Idoso, foi sancionada pelo governador de Goiás em exercício, Daniel Vilela, e publicada na edição do dia 14 de maio do Diário Oficial do Estado.
A iniciativa da parlamentar tem como objetivo facilitar a inclusão digital das pessoas idosas. De acordo com dados estatísticos do IBGE, cerca de 70% dos idosos não possuem acesso à internet. Além disso, apenas 25% desse grupo etário utiliza regularmente a internet, o que demonstra a falha existente na inclusão digital dos idosos no país, limitando suas oportunidades de aprendizado, comunicação, acesso a serviços e participação social.
Diante desse contexto, Bia de Lima classifica o tema como relevante e urgente, considerando ainda que levantamentos recentes mostram que aproximadamente 40% dos idosos goianos não possuem acesso à internet e apenas 30% têm conhecimento básico em tecnologia. “Nossa proposição desenvolve e implementa políticas públicas abrangentes e inclusivas, com o objetivo de superar as barreiras da exclusão digital enfrentadas pelas pessoas idosas em Goiás. A inclusão social e digital, são medidas essenciais para garantir que nossos idosos possam usufruir plenamente das vantagens oferecidas pela era digital, promovendo assim sua autonomia, inclusão social e qualidade de vida”, pontuou Bia de Lima.
Mudanças
As mudanças promovidas, a partir da iniciativa da deputada Bia de Lima, garantem que o Poder Público estadual ofertará cursos especiais à pessoa idosa com conteúdo relacionado às técnicas de comunicação, computação e demais avanços tecnológicos, visando à sua inclusão digital e social, com objetivo de incentivar a pessoa idosa a utilizar os recursos tecnológicos para sua integração à vida moderna; capacitá-la para utilização das ferramentas digitais, especialmente o uso de smartphones, computadores e aplicativos de comunicação e entretenimento; ensinar os aspectos fundamentais sobre segurança em tecnologia da informação e boas práticas para combater riscos e ataques virtuais; entre outros.