Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima cumpre agenda e atendimentos em Jataí, no Sudoeste goiano
A deputada estadual Bia de Lima (PT) realizou diversas atividades em sua cidade natal, Jataí, no Sudoeste goiano, nesta segunda-feira, 27. No município, além de entrevistas, ela fez atendimentos no escritório político, onde teve a oportunidade de conversar e estreitar as relações com diversos atores da comunidade jataiense e de municípios da região.
A região, inclusive, foi uma das beneficiadas pelas emendas parlamentares entregues pela deputada. Para os municípios de Jataí e Serranópolis, foram destinados R$ 963 mil, para investimento em saúde, educação e assistência social. Outros 13 municípios do Sudoeste de Goiás também foram atendidos com recursos das emendas parlamentares.
Na primeira agenda do dia, Bia de Lima esteve na Rádio Difusora FM. Na ocasião, ela criticou a carga horária elevada dos professores da rede estadual de educação, que, segundo a deputada, estão trabalhando de forma semelhante à época da escravidão.
“É direito do professor e da professora, garantido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a escolha de carga horária, 20h, 30h ou 40h, e por isso eles não podem ser obrigados a cumprir a carga horária máxima. Além disso, nossa grande briga com o Governo de Goiás é por um novo Plano de Carreira para o Magistério. O Sintego vai marcar uma assembleia para debatermos nossas próximas ações”, disse a deputada, que também preside o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás. Segundo ela, é possível que a questão seja judicializada.
Para a segunda atividade, a deputada esteve na Rádio Interativa. Na emissora, Bia de Lima afirmou que o objetivo do trabalho realizado no mandato “é trazer melhorias reais na vida dos goianos”.
Durante a entrevista ela falou, entre outros assuntos, sobre algumas áreas abandonadas em Jataí, que estão sendo avaliadas junto à Superintendência do Patrimônio da União (SPU), para a compra e construção de moradias populares. Segundo a parlamentar, a intenção é que as ações se estendam por todo o Estado.
Atendimentos
Já em seu escritório político, Bia de Lima recebeu diversas pessoas da comunidade, bem como pré-candidatos para tratar das eleições 2024. Entre as visitas, Bia de Lima recebeu o diretor do IFG Jataí, professor Ruberley Rodrigues de Souza, com quem tratou sobre a expansão e melhorias na estrutura física da unidade. O IFG Jataí oferece 11 cursos do ensino médio ao doutorado e conta hoje com cerca de 900 alunos
Outra visita foi o assentado Fabrício do Pequi Mania, que solicitou ajuda da deputada para um projeto no Assentamento Guadalupe, onde estão montando uma associação que usa produtos do Cerrado. “Quero levar todos esses produtos para a Assembleia Legislativa e ajudar a ampliar ainda mais a produção, para que possam comercializar para outros municípios goianos e até para fora do Estado”, disse Bia, reforçando o apoio à agricultura familiar.
Também foi recebido pela deputada o biológo Walter, que entregou um projeto de agroflorestal para os assentados da reforma agrária. De acordo com Bia, é um projeto audacioso e necessário, principalmente nesses tempos de grandes problemas climáticos que estamos vivendo.
A deputada recebeu ainda o pré-candidato a prefeito de Caçu, Reiber da Silva, e a presidente do PT de Itarumã, Aparecida Ferreira Rosa, que foram discutir estratégias para as eleições de outubro.
Encerrando a tarde de atendimentos, Bia recebeu as senhoras Francisca e Ingracia; também o Sr. Suanil Pamplonam, que pediu ajuda à deputada para conseguir um professor de apoio para o filho, que é cego. Segundo o pai, o filho não consegue a vaga porque o Estado não tem professor qualificado e o filho, que já é formado em braile, parou de estudar no primeiro ano do ensino médio, em razão da carência de tutores.