Notícias dos Gabinetes
Deputada da educação, Bia de Lima solicita reparos estruturais em escolas estaduais
A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou na sessão plenária de terça-feira, 28, dois requerimentos endereçados ao governador Ronaldo Caiado (UB) e à secretária de Educação, Fátima Gavioli, em que solicita melhorias estruturais em escolas da Rede Estadual de Ensino de Goiás.
O primeiro deles pede a conclusão da reforma da Escola Estadual José Pontes de Oliveira, no município de Bela Vista, na região metropolitana da capital goiana.
De acordo com a deputada, as obras na instituição estão paralisadas há cerca de um ano, dificultando a execução de tarefas por parte do corpo docente, bem como prejudicando o aprendizado dos alunos, tendo em vista o reduzido espaço físico do local.
Já o segundo requerimento solicita a reforma do Colégio Estadual General Curado, em Anápolis, com a substituição das salas de aula de placa de concreto por salas de alvenaria.
Segundo Bia de Lima, o governador firmou o compromisso, ainda em 2020, de que, até o final do mandato, Goiás não teria mais nenhuma escola de placa, fala que foi reforçada pela titular da pasta da Educação.
A parlamentar ressalta que o empenho na substituição das escolas de placa por alvenaria foi relembrado, ainda, com a retomada das obras de 120 escolas por meio de compromisso firmado em 2023 entre o Estado de Goiás e o Ministério da Educação (MEC).
“Contudo, apesar dos referidos enunciados, a existência das escolas de placa ainda é uma realidade em Goiás, a exemplo do Colégio Estadual General Curado, que ainda possui salas de aula com essa estrutura. É preciso lembrar ainda que, com as constantes temperaturas elevadas e ondas de calor que vêm afetando a população, a existência das estruturas de placas configuram um risco à saúde e bem-estar dos alunos e dos professores, razão pelo qual encaminha-se o presente expediente”, completou Bia de Lima.