Por iniciativa de Mauro Rubem, Alego prestou homenagem a profissionais da saúde e a mães atípicas

10 de Junho de 2024 às 16:43

Sob o comando do deputado Mauro Rubem (PT), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) celebrou, na manhã de sábado, 8, sessão solene extraordinária em homenagem aos profissionais da saúde e às mães atípicas de Goiás, com a entrega de Certificado do Mérito Legislativo.

A mesa contou com a presença da deputada federal Adriana Accorsi (PT); da presidente do Sindicato de Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SindSaúde), Luzinéia Vieira; da pró-reitora do Instituto Federal Goiano, Ana Maria Rodrigues de Resende; da professora e gestora de Cultura da Alego, Ana Rita de Castro; da presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – seção Goiás, Marta Valéria Calatayud; da docente da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG), Vanessa Helena Santana Dalla Déa; da professora e chefe de gabinete de Mauro Rubem, Vânia França Matias; e da presidente da Associação Movimento Pela Educação Inclusiva (Amei), Jennifer Bianca Alvim Rodrigues.

A sessão foi iniciada com apresentação do grupo de dança Diversos, brindando os homenageados com a performance intitulada "Cumplicidade".

Necessidade de inclusão

Rubem destacou a importância desse reconhecimento no combate ao preconceito estrutural da sociedade. Ele ressaltou a necessidade urgente de se discutir a inclusão de todas as pessoas com deficiência e de se abordar a violência contra a mulher de uma maneira que envolva também os homens nesse diálogo.

O parlamentar frisou que o foco deve ser a criação de políticas públicas e a implementação de regras eficazes para combater o preconceito enraizado em nossa sociedade. Ele enfatizou que, somente através de um esforço coletivo e consciente, se pode construir uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

“Nós temos que discutir a inclusão de todas as pessoas com deficiência. Nós temos que discutir a violência contra a mulher, mas discutir com os homens. Nosso foco é criar políticas públicas, criar regras para que se combata o preconceito estruturado”, disse o petista.

Adriana Accorsi enalteceu o cuidado incansável das mães atípicas, destacando a força e o amor incondicional com que enfrentam desafios diários. Ela expressou profunda admiração por essas mães, que dedicam suas vidas a proporcionar o melhor para seus filhos, superando inúmeras adversidades. Adriana estendeu suas felicitações a todas as mães, reconhecendo a inabalável dedicação, carinho e sacrifício que demonstram diariamente em prol do bem-estar e felicidade de seus filhos.

Mãe atípica é aquela que tem filho neuroatípico, ou seja, que apresenta algum transtorno ligado ao neurodesenvolvimento, como o transtorno do espectro autista (TEA).

Desafios e obstáculos

Vanessa Helena, representando todas as homenageadas, compartilhou os desafios e obstáculos enfrentados ao criar uma filha com síndrome de Down. "Nós, mães, lutamos pelos direitos das pessoas com deficiência, mas toda a sociedade deveria abraçar a luta pelos direitos dos nossos filhos."

Em nome dos profissionais da saúde, Marta Valéria falou do trabalho árduo e disse que o certificado representa um símbolo de reconhecimento pelo incansável trabalho diário da categoria e que seus integrantes possam perseverar em suas nobres profissões. "Recordo aqui as palavras da nossa poetisa Cora Coralina, que nos ensina que a vida é feita de pequenos gestos, um sorriso, uma palavra, um silêncio respeitoso; é isso que dá significado à nossa jornada, tornando-a infinita e bela enquanto dura.”

Ana Maria expressou sua profunda gratidão pelo reconhecimento do Parlamento goiano aos homenageados. Ela destacou a importância do comprometimento e da inclusão na construção de uma sociedade mais justa e igualitária: “Quero agradecer a todos pelo comprometimento, pela inclusão e por tudo mais que precisamos. Este reconhecimento é um testemunho do esforço coletivo e da dedicação incansável de cada um de vocês. Muito obrigada a todos por fazerem parte dessa jornada e por contribuírem para um futuro melhor.”

Empatia

Vânia França ressaltou a importância de uma rede de apoio para as mães atípicas. “Precisamos de assistência em todas as áreas, na saúde, na educação e na assistência social. Parabenizo a dedicação dos profissionais que, mesmo às onze horas da noite, ligam para verificar a situação do paciente, demonstrando um cuidado e uma empatia que vão além do protocolo; eles enxergam cada paciente como um ser humano que merece cuidado”.

Luzinéia Vieira enfatizou a importância vital dos profissionais da saúde e compartilhou sua visão para o futuro: “Acredito genuinamente em um mundo melhor, por isso estou empenhada diariamente para construí-lo. É fundamental reconhecer o trabalho incansável dos profissionais da saúde, que dedicam suas vidas ao cuidado e bem-estar de todos nós. Espero que possamos nos unir nessa jornada, fortalecendo laços e trabalhando juntos para alcançar um futuro onde a saúde e o bem-estar sejam prioridades absolutas.”

Ao final, Mauro Rubem convidou as homenageadas para receber o Certificado do Mérito Legislativo, um gesto de reconhecimento aos profissionais da saúde e às mães atípicas que desempenham papéis excepcionais na comunidade.

Fonte: Agência Alego

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).