Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Por iniciativa de Mauro Rubem, Alego prestou homenagem a profissionais da saúde e a mães atípicas

10 de Junho de 2024 às 16:43
Por iniciativa de Mauro Rubem, Alego prestou homenagem a profissionais da saúde e a mães atípicas

Sob o comando do deputado Mauro Rubem (PT), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) celebrou, na manhã de sábado, 8, sessão solene extraordinária em homenagem aos profissionais da saúde e às mães atípicas de Goiás, com a entrega de Certificado do Mérito Legislativo.

A mesa contou com a presença da deputada federal Adriana Accorsi (PT); da presidente do Sindicato de Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SindSaúde), Luzinéia Vieira; da pró-reitora do Instituto Federal Goiano, Ana Maria Rodrigues de Resende; da professora e gestora de Cultura da Alego, Ana Rita de Castro; da presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – seção Goiás, Marta Valéria Calatayud; da docente da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG), Vanessa Helena Santana Dalla Déa; da professora e chefe de gabinete de Mauro Rubem, Vânia França Matias; e da presidente da Associação Movimento Pela Educação Inclusiva (Amei), Jennifer Bianca Alvim Rodrigues.

A sessão foi iniciada com apresentação do grupo de dança Diversos, brindando os homenageados com a performance intitulada "Cumplicidade".

Necessidade de inclusão

Rubem destacou a importância desse reconhecimento no combate ao preconceito estrutural da sociedade. Ele ressaltou a necessidade urgente de se discutir a inclusão de todas as pessoas com deficiência e de se abordar a violência contra a mulher de uma maneira que envolva também os homens nesse diálogo.

O parlamentar frisou que o foco deve ser a criação de políticas públicas e a implementação de regras eficazes para combater o preconceito enraizado em nossa sociedade. Ele enfatizou que, somente através de um esforço coletivo e consciente, se pode construir uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

“Nós temos que discutir a inclusão de todas as pessoas com deficiência. Nós temos que discutir a violência contra a mulher, mas discutir com os homens. Nosso foco é criar políticas públicas, criar regras para que se combata o preconceito estruturado”, disse o petista.  

Adriana Accorsi enalteceu o cuidado incansável das mães atípicas, destacando a força e o amor incondicional com que enfrentam desafios diários. Ela expressou profunda admiração por essas mães, que dedicam suas vidas a proporcionar o melhor para seus filhos, superando inúmeras adversidades. Adriana estendeu suas felicitações a todas as mães, reconhecendo a inabalável dedicação, carinho e sacrifício que demonstram diariamente em prol do bem-estar e felicidade de seus filhos.

Mãe atípica é aquela que tem filho neuroatípico, ou seja, que apresenta algum transtorno ligado ao neurodesenvolvimento, como o transtorno do espectro autista (TEA).


Desafios e obstáculos


Vanessa Helena, representando todas as homenageadas, compartilhou os desafios e obstáculos enfrentados ao criar uma filha com síndrome de Down. "Nós, mães, lutamos pelos direitos das pessoas com deficiência, mas toda a sociedade deveria abraçar a luta pelos direitos dos nossos filhos."

Em nome dos profissionais da saúde, Marta Valéria falou do trabalho árduo e disse que o certificado representa um símbolo de reconhecimento pelo incansável trabalho diário da categoria e que seus integrantes possam perseverar em suas nobres profissões. "Recordo aqui as palavras da nossa poetisa Cora Coralina, que nos ensina que a vida é feita de pequenos gestos, um sorriso, uma palavra, um silêncio respeitoso; é isso que dá significado à nossa jornada, tornando-a infinita e bela enquanto dura.”

Ana Maria expressou sua profunda gratidão pelo reconhecimento do Parlamento goiano aos homenageados. Ela destacou a importância do comprometimento e da inclusão na construção de uma sociedade mais justa e igualitária: “Quero agradecer a todos pelo comprometimento, pela inclusão e por tudo mais que precisamos. Este reconhecimento é um testemunho do esforço coletivo e da dedicação incansável de cada um de vocês. Muito obrigada a todos por fazerem parte dessa jornada e por contribuírem para um futuro melhor.”

Empatia


Vânia França ressaltou a importância de uma rede de apoio para as mães atípicas. “Precisamos de assistência em todas as áreas, na saúde, na educação e na assistência social. Parabenizo a dedicação dos profissionais que, mesmo às onze horas da noite, ligam para verificar a situação do paciente, demonstrando um cuidado e uma empatia que vão além do protocolo; eles enxergam cada paciente como um ser humano que merece cuidado”.

Luzinéia Vieira enfatizou a importância vital dos profissionais da saúde e compartilhou sua visão para o futuro: “Acredito genuinamente em um mundo melhor, por isso estou empenhada diariamente para construí-lo. É fundamental reconhecer o trabalho incansável dos profissionais da saúde, que dedicam suas vidas ao cuidado e bem-estar de todos nós. Espero que possamos nos unir nessa jornada, fortalecendo laços e trabalhando juntos para alcançar um futuro onde a saúde e o bem-estar sejam prioridades absolutas.”

Ao final, Mauro Rubem convidou as homenageadas para receber o Certificado do Mérito Legislativo, um gesto de reconhecimento aos profissionais da saúde e às mães atípicas que desempenham papéis excepcionais na comunidade.

Fonte: Agência Alego

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.