Deputada Bia de Lima homenageia 50 anos do Cesam

10 de Junho de 2024 às 19:29
Deputada Bia de Lima homenageia 50 anos do Cesam

A deputada estadual Bia de Lima (PT) promoveu, na manhã desta segunda-feira, 10, uma sessão solene em homenagem aos 50 anos do Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (Cesam). Receberam a honra do mérito legislativo colaboradores, ex-colaboradores, parceiros sociais e ex-aprendizes da instituição.

Criado em 1974 pelo padre Jairo de Matos da Fonseca, o Cesam atende, atualmente, mais de 1.100 aprendizes em parceria com 350 empresas, por meio do Programa de Aprendizagem, Lei 10.097/2000, que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional, com capacidade de acompanhar, propor e participar das mudanças que ocorrem nas organizações, com competência, consciência ética e responsabilidade social, além de contribuir para a situação socioeconômica familiar e aumentar escolarização dos adolescentes e jovens, dando-lhes mais perspectivas de futuro, por meio da profissionalização e inserção no mercado de trabalho de forma protegida.

“Dia de celebrar os 50 anos do Cesam, instituição fundamental para a juventude em Goiânia e em Goiás. São 50 anos de uma história de luta em defesa da juventude, de oportunidade, de amor, de realização profissional. Que possamos espalhar sabedoria por todos os lugares, compreendendo o papel de Jesus Cristo e seguindo os seus passos”, disse a deputada Bia de Lima ao abrir a solenidade, enfatizando que o Centro é um local de dedicação e seriedade.

Convidada da sessão, a deputada federal e pré-candidata à prefeitura de Goiânia, Delegada Adriana Accorsi, ressaltou que a homenagem era justa e belíssima. “Não devemos somente apoiar as iniciativas que transformam vidas, mas também reconhecer e mostrar para a sociedade a importância desse trabalho. Tenho muita admiração por essa instituição. Em todos os cantos deste País encontramos pessoas que tiveram as vidas tocadas pelo Cesam. Para nós, que trabalhamos com a proteção das vidas, a educação é o caminho para preservar essas pessoas”, declarou ela.

Em nome do Cesam, o padre Wagner do Amaral Gama afirmou que a instituição não foi feita e criada como um trabalho qualquer e apontou que os idealizadores tinham o coração grande, que tocou de fato a vida dos jovens atendidos.

Ressaltando a história das pessoas que passaram pela instituição, o padre também enfatizou que o momento é de se construir novos capítulos para o Cesam. “Hoje é a vez de vocês construírem a história, devemos olhar tudo o que passou até aqui, bebermos da sabedoria dos que passaram, mas devemos olhar para frente. Somos herdeiros de um legado nobre, um trabalho exercido com competência e zelo em favor dos jovens. Celebrar esses 50 anos é nos sentirmos parte desta caminhada. Que Dom Bosco seja nossa inspiração para continuarmos doando nossas vidas para os jovens necessitados”, disse ele.

Ex-aprendizes do Cesam-GO, Dâmaris Rebekah Gomes de Oliveira e Gabriel Oliveira Moura partilharam suas histórias pessoais de como a instituição os ajudou a alcançar sucesso profissional e pessoal. Dâmaris, agora advogada, enfatizou a sólida base que a instituição lhe proporcionou aos 15 anos, enquanto Gabriel, hoje analista de sistemas júnior, agradeceu pelas oportunidades no campo da tecnologia da informação.

Ainda durante a solenidade, Bia de Lima lembrou a história do servidor da Assembleia Legislativa de Goiás, Juraci Praxedes, conhecido como Gato. Trabalhando há 34 anos na Polícia Legislativa da Casa, ele contou que se qualificou no Cesam. Segundo a deputada, ele deu um depoimento muito bacana sobre a instituição, o que comprova que a entidade é repleta de histórias interessantes e de superação.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).