Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Bia de Lima cria salas de escuta especializadas para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência

19 de Junho de 2024 às 17:00
Projeto de Bia de Lima cria salas de escuta especializadas para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência

Projeto de lei apresentado pela deputada estadual Bia de Lima (PT) nesta quarta-feira, 19, dispõe sobre a criação e implementação de salas de escuta para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência em Goiás.

De acordo com a proposta, consideram-se locais apropriados e acolhedores as salas que disponham de brinquedoteca e profissionais capacitados especificamente para atender o público alvo, com o objetivo de superação das consequências da violação sofrida. Tais salas devem ter estrutura que garantam a privacidade da vítima ou testemunha, bem como a garantia de acessibilidade.

“O objetivo primordial é garantir a proteção e o acolhimento adequados para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. A escuta especializada, realizada em locais apropriados que disponham de brinquedotecas e profissionais capacitados, visa proporcionar um ambiente seguro e confortável para que as crianças e adolescentes possam relatar os abusos sofridos de maneira livre e sem traumas adicionais. Esse projeto assegura a privacidade e a dignidade dos menores, aspectos essenciais para a eficácia do atendimento e do apoio psicológico”, ressalta Bia de Lima.

A proposta também prevê mecanismos de monitoramento e avaliação periódica das políticas de atendimento, bem como a promoção de campanhas de conscientização da sociedade, incentivando a identificação de situações de violência e a divulgação dos serviços de proteção disponíveis. Essas medidas visam fortalecer a rede de proteção e assegurar a eficácia das ações implementadas.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.