Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem e Fabrício Rosa se reúnem com os comerciantes permissionários dos terminais Praça da Bíblia e Jardim Novo Mundo

01 de Agosto de 2024 às 17:58
Mauro Rubem e Fabrício Rosa se reúnem com os comerciantes permissionários dos terminais Praça da Bíblia e Jardim Novo Mundo

Uma comissão formada por 15 comerciantes, representando os 47 permissionários do Terminal Praça da Bíblia e os 37 do Terminal Jardim Novo Mundo, se reuniu nesta quinta, 1º de agosto, na Assembleia Legislativa de Goiás, com o Deputado Mauro Rubem e o Vereador de Goiânia Fabrício Rosa, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT).

Foram avaliados os impactos da reforma dos terminais de Goiânia com a indesejável extinção de centenas de postos de trabalho e uma pretensa melhoria para os usuários do transporte público.

O encontro definiu os pontos principais a serem apresentados nas futuras tratativas que serão apresentadas ao Governo do Estado e à Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC).

Parlamentares e comerciantes definiram que o principal objetivo é a manutenção e até a ampliação dos postos de trabalho dentro dos terminais com a melhoria do transporte coletivo para a população. Porém, para isso acontecer, é necessário modificar o projeto arquitetônico e ampliar o prazo para desocupação dos permissionários.

Rubem explica que a reunião pretende construir um acordo com o Governo. “É fundamental que: (a) se modifique o atual projeto arquitetônico de reestruturação dos terminais de forma a garantir a permanência dos postos de trabalhos existentes em cada local; (b) seja ampliado o prazo para a desocupação dos terminais para fevereiro de 2025, tempo necessário para a modificação do projeto e para a organização financeira desses comerciantes; e (c) que o governo garanta uma renda mínima para esses trabalhadores durante toda a reforma”, declarou.

Já o vereador Fabrício Rosa ressaltou que “não há como manter o atual projeto que desemprega centenas de famílias. Se considerarmos os demais terminais, Praça A, Isidória, Padre Pelágio, além da Bíblia e Novo Mundo, o impacto atingirá o emprego de cerca de 400 famílias”, destacou.

Os comerciantes prometem lutar para sensibilizar o governo, os usuários do transporte e a população em geral de que a melhoria do transporte é fundamental para todos e que os permissionários precisam estar incluídos nesse processo, dialogando e mantendo os empregos. 

Entenda o caso

Os comerciantes, alguns que já trabalham nos terminais há mais de 25 anos, foram avisados há poucos dias de que deveriam desocupar seus pontos nos terminais imediatamente, ou seja, até o próximo dia 17. Foram informados pela CMTC de que muitos comerciantes não retornarão para os atuais postos, sendo transferidos para um novo local que está em construção no setor Jardim Novo Mundo, ao lado do terminal.

Preocupados com os compromissos financeiros já assumidos com os fornecedores e com a própria sobrevivência, procuraram o deputado Mauro e o vereador Fabrício para que facilitem o diálogo junto aos poderes públicos e a CMTC, de forma a garantirem seus direitos, seus postos de trabalho dentro dos terminais e a sobrevivência da própria família.

Veja matéria completa sobre o caso:

https://portal.al.go.leg.br/noticias-dos-gabinetes/146844/audiencia-publica-sobre-a-situacao-dos-permissionarios-da-biblia-e-jardim-novo-mundo-consegue-avancos-segundo-mauro-rubem

Contato: Gabinete 15 Deputado Mauro Rubem (PT)

Fone:(62) 32210-2507

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.