Notícias dos Gabinetes
Com apoio de Mauro Rubem, manifestação contra despejo dos permissionários da Praça da Bíblia e Novo Mundo sensibilizou usuários e motoristas
Na manhã desta terça-feira, 6, o deputado Mauro Rubem (PT) esteve presente na manifestação dos comerciantes permissionários dos terminais da Praça da Bíblia e do Novo Mundo, ocorrida na Praça da Bíblia, contra o despejo desses autônomos de seus locais de trabalho - dentro dos terminais -, que o Governo e empresas de ônibus querem promover já no próximo dia 17.
Para o deputado Mauro, a organização dos trabalhadores para lutar por direitos é fundamental. “Nosso trabalho é ajudar a organizar os trabalhadores e pavimentar o diálogo com o Governo e empresários na busca de soluções que garantam o emprego e a renda desses pequenos empreendedores”, destacou.
A grande maioria dos usuários do transporte coletivo presentes no terminal apoiou a manifestação e algumas pessoas chegaram a aplaudir o ato, aguardando pacientemente a liberação dos ônibus que deixaram de rodar por cerca de 20 minutos. Alguns outros usuários ficaram nervosos, preocupados com o atraso de seus compromissos.
Os motoristas de ônibus se mantiveram organizados, aguardando a liberação para rodar. A categoria também é usuária da alimentação fornecida pelos permissionários e não há um local adequado de descanso para esses profissionais dentro dos terminais.
O vereador Fabrício Rosa (PT), que também está na defesa dos permissionários, disse que o governador tem que ouvir os trabalhadores. “É preciso que Caiado converse com esses trabalhadores, porque eles estão há mais de 25 anos servindo à população”, destacou.
Nova reunião na CMTC
A CMTC confirmou uma nova reunião entre os empresários, uma comissão representativa dos permissionários e com o deputado Mauro Rubem e o vereador Fabrício Rosa, para a próxima sexta-feira, às 9h, na sede da companhia.
Em pauta:
- Adiamento até fevereiro de 2025 do prazo para a retirada dos permissionários dos terminais para a execução da reforma. “Precisamos de tempo para organizar as finanças e o final do ano é o período que temos maiores vendas”;
- Transferência de nossas lojas para o terminal provisório somente quando ele estiver pronto;
- Alteração do projeto do novo terminal, com participação dos permissionários, garantindo a todos o direito de ter um novo espaço e retornar para o terminal ao final da reforma;
- Segurança jurídica e auxílio financeiro aos permissionários durante todo esse período de reformas dos terminais;
- Que todos os procedimentos legais, negociações e deliberações sobre as reformas e modificações do comércio dos terminais passe pelo Ministério Público, pela Defensoria Pública, pela Assembleia Legislativa de Goiás e pela Câmara Municipal de Goiânia.
Entenda o caso:
Cerca de 400 comerciantes permissionários que trabalham há mais de 30 anos nos terminais de ônibus em Goiânia foram avisados, de última hora, por representantes da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e RedeMob, que deverão desocupar os locais de trabalho e muitos não poderão nem retornar.
Na Praça da Bíblia, o Governo avisou, há cerca de 15 dias, que vão retirar todos até o próximo dia 17 de agosto e que os comerciantes não cabem no projeto dos novos terminais que serão construídos, sem nem dialogar.
Uma comissão que representa os trabalhadores foi formada na audiência pública promovida pele deputado Mauro Rubem e pelo vereador de Goiânia, Fabrício Rosa, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT), ocorrida na última segunda-feira dia 29 (link da matéria).
Os permissionários alegam que passaram uma vida toda no terminal, dando mais conforto e segurança para os usuários, pedindo melhorias no terminal e agora o Governo quer colocá-los para fora.
Os comerciantes reivindicam também o direito de fazer parte dos novos terminais, com mais estrutura para comerciantes, motoristas e usuários dos ônibus. Eles ressaltam que já pagam, mensalmente, uma taxa pública de permissão para trabalhar, que varia entre 2 e 3 mil reais e que são pais e mães de família que tiram o sustento do comércio no terminal, colaborando com a alimentação e a segurança dos usuários do transporte público de Goiânia há muitos anos.
Gabinete Dep. Mauro Rubem