Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Obras do Anel Viário do Daia seguem a todo vapor em Anápolis

02 de Setembro de 2024 às 15:55
Obras do Anel Viário do Daia seguem a todo vapor em Anápolis

A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) iniciou a construção do contorno viário do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia). A primeira etapa, em execução, faz a limpeza dos 7,98 quilômetros de extensão da via. Além disso, realiza a etapa de mobilização. 

“Fico muito satisfeito em ver o reinício dessa obra tão sonhada e reivindicada pelos trabalhadores e empresários do Daia e de assistir ao canteiro de obras sendo montado. Por isso, agradeço ao ex-presidente da Goinfra, general Santos Filho, e ao governador Ronaldo Caiado, por atenderem às demandas mais urgentes da cidade de Anápolis”, disse o parlamentar durante a visita. Amilton Filho é um dos mais árduos defensores da execução dessa obra, bem como um dos que mais lutaram pela expansão do Daia.

O projeto em implementação é uma alternativa importante para conexão do Daia à BR-153 e à Avenida Juscelino Kubitschek (JK). O investimento total soma R$ 31,5 milhões, e a conclusão está prevista para junho de 2025. Recentemente, teve início também a execução da drenagem de galerias pluviais, bocas de lobo, escadas hidráulicas e bacias de infiltração. Trata-se da instalação de galerias (tubos em concreto) que direcionarão a água das chuvas para fora da pista.

Essa etapa precede a fase de terraplenagem, preparação da base e sub-base e posterior aplicação do revestimento asfáltico.

Acesso

O objetivo da obra é facilitar o acesso ao complexo industrial, ampliar a conexão logística e dar mais fluidez ao tráfego de veículos de carga e de passeio que necessitam passar pela região.

“O Daia é uma zona de convergência, que reúne tráfego intenso das proximidades da Ferrovia Centro-Atlântica, do encontro das BRs com a GO-330 e Avenida Brasil, bem como dos bairros Cidade Industrial e Munir Calixto. O contorno vai facilitar a mobilidade urbana dentro e fora do distrito, além de propiciar novo acesso a regiões próximas”, explica o presidente. 

O Anel Viário do Daia será uma importante via urbana de Anápolis, especialmente porque vai desafogar o trânsito nas regiões Sul e Leste da cidade, que fica completamente congestionado em razão do afluxo de pessoas que trabalham nas mais de 200 empresas instaladas no distrito industrial, sobretudo no começo da manhã e nos fins de tarde. “E o Anel Viário torna-se ainda mais crucial na medida em que o Daia será ampliado e mais de 100 novas empresas deverão se instalar na expansão do complexo industrial, o que vai demandar mais infraestrutura que dê acesso ao Daia”, lembra Amilton. O Anel Viário vai ligar a GO-330, na saída para Leopoldo de Bulhões à BR-060, nas imediações do viaduto de acesso a Brasília e a Belém, no cruzamento dessa com a BR-153.

Gabinete Dep. Amilton Filho Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.