Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Paulo Cezar Martins propõe criação da Medalha Toniquinho JK

04 de Setembro de 2024 às 09:22
Paulo Cezar Martins propõe criação da Medalha Toniquinho JK
Como forma de homenagear personagens que marcaram a história de Goiás, o deputado Paulo Cezar Martins (PL) propôs, durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 3, a criação da Medalha Antônio Soares Neto, também conhecido pelo apelido de Toniquinho JK.
 
Goiano de Jataí, cunhado do ex-governador Maguito Vilela, Toniquinho JK entrou para a história como a pessoa que instigou o então candidato à presidência da República, Juscelino Kubitsheck, a se comprometer em transferir a capital do Brasil para o Planalto Central. 
 
Advogado e auditor fiscal, Antônio Soares Neto morreu em novembro de 2019. É apontado como um dos principais personagens da Marcha para o Oeste, que consolidou a ideia da construção de Brasília. 
 
"O Toniquinho JK foi um visionário, na medida em que arrancou do grande líder desenvolvimentista o compromisso de construir a nova capital federal".
 
Na avaliação de Paulo Cezar, a construção de Brasília possibilitou um grande salto no crescimento de Goiânia e deu relevância nacional a Goiás, que hoje abriga o Distrito Federal. 
 
O acervo pessoal de Toniquinho JK é tombado pelo Memorial JK, museu localizado na cidade de Jataí, dedicado a manter vivo o relevante papel dessa cidade goiana na memória política do País. Há também o Memorial JK, de âmbito nacional, construído em Brasília, onde estão os restos mortais do ex-presidente.
Gabinete Dep. Paulo Cezar Martins Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.