Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Bia de Lima institui a Política para Prevenção de Queimadas em Goiás

04 de Setembro de 2024 às 09:24
Projeto de Bia de Lima institui a Política para Prevenção de Queimadas em Goiás

A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou, nesta terça-feira, 3, o projeto de lei que institui a Política Estadual de Prevenção a Queimadas nos Períodos de Estiagem em Goiás. A propositura tem como objetivo reduzir os riscos e impactos das queimadas durante os períodos sem chuvas.

De acordo com a parlamentar, a proposta é uma resposta à crescente preocupação com os danos ambientais, econômicos e à saúde pública causados pelas queimadas recorrentes durante as estiagens em Goiás. “As queimadas não apenas afetam a biodiversidade local mas também agravam a degradação do solo, aumentando a vulnerabilidade dos ecossistemas e da população às mudanças climáticas”, disse ela.

Bia de Lima explica que “a Política Estadual de Prevenção a Queimadas nos Períodos de Estiagem visa a enfrentar esses desafios por meio de medidas abrangentes e integradas que combinam educação, tecnologia, capacitação e ações comunitárias". Segundo ela, a inclusão de campanhas educativas ajudará a conscientizar a população sobre os riscos e melhores práticas de prevenção. O sistema de monitoramento e alerta precoce permitirá identificar e responder rapidamente a condições de risco elevado, minimizando a ocorrência e os impactos das queimadas.

Entre as diretrizes do projeto estão a implementação de campanhas educativas e de conscientização sobre os riscos das queimadas e a importância da prevenção, dirigidas à população em geral, especialmente às áreas rurais e periurbanas; criação de um sistema estadual de monitoramento e alerta precoce para identificar e prever condições de risco elevado de queimadas, com a utilização de tecnologias de satélite e sensores climáticos; estabelecimento de protocolos de prevenção e resposta a queimadas; recomposição e manejo saudável das áreas de vegetação nativa para reduzir a probabilidade e a intensidade de queimadas; incentivos para práticas agrícolas e de uso da terra que minimizem os riscos de queimadas, entre outros.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.