Notícias dos Gabinetes
Galindo conquista sanção de projetos de lei que valorizam as raízes de Trindade
Representante do município de Trindade no Legislativo goiano, o deputado Cristiano Galindo (Solidariedade) tem como princípio em seu mandato apresentar propostas que valorizam a cultura e as raízes da cidade. Aprovadas pelo Plenário e sancionadas pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil), as leis buscam reconhecimento cívico e cultural para Trindade, terra do deputado.
A mais recente, sancionada antes do fim do primeiro semestre de 2024, foi a lei que determinou que Trindade, pela primeira vez na história, se tornasse a capital simbólica de Goiás. O ato de transferência que, devido ao projeto apresentado por Galindo será realizado anualmente, foi assinado em 04 de julho deste ano pelo governador Ronaldo Caiado, durante a Romaria dos Carros de Boi, Cavaleiros e Muladeiros. O episódio contou com a presença do prefeito Marden Júnior (União Brasil), primeira-dama Gracinha Caiado, além de autoridades federais e municipais. “Uma homenagem à mais bonita e segura das romarias”, disse Caiado sobre o ato solene.
Outras duas propostas que envolvem a Romaria foram levadas ao crivo do governador e também já estão em vigor em Goiás. Por iniciativa do deputado Galindo, o Desfile de Carros de Boi, Muladeiros e Cavaleiros e a Novena do Divino Pai Eterno, ambos eventos que contribuem há anos com o crescimento e desenvolvimento da cidade foram reconhecidos como Patrimônio Histórico Cultural do Estado de Goiás.
Segundo a justificativa do parlamentar, as proposituras relacionadas à romaria se tratam de um importante reconhecimento do para o catolicismo popular, já que a festa religiosa é considerada a maior peregrinação da região Centro-Oeste e a segunda maior do Brasil, atrás apenas do Círio de Nazaré, realizado em Belém, no Pará. Já sobre o projeto que enaltece o Desfile dos Carros de Boi, Galindo salienta que os mais de 180 anos de história e devoção dos peregrinos ao Divino Pai Eterno justifica o reconhecimento ao evento que reúne pessoas de todo o Estado e até de outras localidades do País.