Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Coronel Adailton participa do jantar dos "Cavalheiros" em Corumbá de Goiás

29 de Outubro de 2024 às 14:10
Coronel Adailton participa do jantar dos "Cavalheiros" em Corumbá de Goiás

O deputado estadual Coronel Adailton (Solidariedade) participou do tradicional Jantar dos Cavalheiros, na cidade de Corumbá de Goiás. Esse evento faz parte da tradição local, onde as Cavalhadas movimentam a população e trazem uma combinação de religiosidade, fé e cultura. A festividade é um marco para o turismo e a economia da cidade, atraindo milhares de visitantes durante seus três dias de duração.

As Cavalhadas são uma representação tradicional dos torneios medievais que recriam as batalhas entre cristãos (vestidos de azul) e mouros (trajados de vermelho). A manifestação é inspirada no livro Carlos Magno e Os Doze Pares da França, quando o guerreiro cristão batalhou contra os sarracenos, de religião islâmica.

No Brasil, há registro do evento desde o século XVII, geralmente durante a festa do Divino nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. No final das batalhas, os cristãos vencem os mouros, que acabam se convertendo ao Cristianismo. Em Goiás, as Cavalhadas são realizadas há mais de 200 anos.

Trata-se de uma festa que une religiosidade, cultura e valorização do patrimônio imaterial do Estado com o fortalecimento do fluxo turístico e econômico das cidades que realizam os festejos.

As batalhas representam a preservação da história, da cultura e da fé do povo goiano. É uma oportunidade única para se conectar com as raízes do Estado e vivenciar a grandiosidade dessa tradição centenária.

Gabinete Dep. Coronel Adailton Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.