Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
De autoria de Mauro Rubem, programa para imigrantes em Goiás é aprovado em Plenário e avança à sanção da Governadoria

29 de Outubro de 2024 às 17:18
De autoria de Mauro Rubem, programa para imigrantes em Goiás é aprovado em Plenário e avança à sanção da Governadoria

Durante a Ordem do Dia desta terça-feira, 29, foi aprovado, em segunda e definitiva votação, o projeto de lei nº 9001/23, de autoria do deputado Mauro Rubem (PT), que estabelece diretrizes para instituir a Política Estadual para a População Imigrante em Goiás.

O objetivo é garantir às pessoas imigrantes em situação de refúgio, bem como às suas famílias, os direitos sociais e serviços públicos, independentemente das condições documentais.

O Congresso Nacional aprovou a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017, que regula os direitos e deveres não só dos imigrantes, mas também dos migrantes e visitantes no Brasil. No entanto, em Goiás, o deputado argumenta que a matéria carece da criação de políticas públicas que legislem sobre a recepção dessa população, a forma de acolhimento em face dos aspectos interculturais e multilíngues, para que estejam aptos a utilizar os serviços públicos de saúde, assistência social e educação.

Rubem diz que a aprovação da matéria na Assembleia é um avanço.

“Nacionalmente, esse assunto vem sendo tratado com mais atenção desde 2017, com aprovação de lei, quando o Brasil passou a respeitar, oficialmente, os tratados de Direitos Humanos ratificados internacionalmente. Em Goiás, os deputados entenderam que, além das garantias constitucionais, era preciso que se criasse uma regulamentação estadual. Estamos certos de que a Governadoria deverá sancionar a matéria, dada a importância do tema”, finalizou.

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.