Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem coordena audiência pública que vai debater a Prematuridade e o Mês Internacional de Sensibilização

04 de Novembro de 2024 às 10:20
Mauro Rubem coordena audiência pública que vai debater a Prematuridade e o Mês Internacional de Sensibilização

Por iniciativa do deputado Mauro Rubem (PT), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizará, logo mais às 14 horas, uma audiência pública sobre a prematuridade e a importância do Mês Internacional de Sensibilização  - Novembro Roxo 2024, com o tema “Mais de 13 milhões de bebês prematuros todos os anos: acesso a cuidados maternos e neonatais a todos os lugares”. O evento será hoje, segunda-feira, 04 de novembro, no auditório 2 da Alego.

O Dia Mundial da Prematuridade é celebrado no dia 17 de novembro e o mês de novembro é considerado o Mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade, quando acontece a campanha “Novembro Roxo 2024”, que tem o objetivo de alertar sobre o número crescente de partos prematuros no Brasil e no mundo e como preveni-los, além de informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê, para sua família e para a sociedade.

Os nascimentos prematuros em todo o mundo afetam 15 milhões de crianças a cada ano em todo o planeta. O Brasil ocupa hoje a 10ª posição no ranking mundial de países com mais nascimentos fora do tempo, com aproximadamente 302 mil nascimentos de bebês com menos de 37 semanas de gestação, independente do peso.

A audiência pública pretende debater o assunto de forma ampla e democrática e irá destacar os seguintes pontos:

1) Pré-natal -  planejamento da gravidez e pré-natal como principal agente preventivo do parto prematuro;

2) Vacinação - importância de iniciativas que tragam equidade na atenção à saúde de bebês prematuros de todo o país, especialmente no que tange à imunização;

3) Seguimento ambulatorial de prematuros de risco - o adequado acompanhamento após a alta hospitalar como extensão dos cuidados empregados na UTI Neonatal;

4) Protocolos e preparação para o parto como medida preventiva - a presença de uma equipe especializada no momento do parto, realizando o acompanhamento ao longo de todo o processo, monitorando de perto o feto, para agir, de maneira rápida, na transição do útero para o mundo externo. 

Especialistas da área médica e autoridades de entidades públicas e privadas, além da comunidade em geral e imprensa estão convidados para participar da reunião.

A reunião pública vai contar com a seguinte mesa diretiva:

  1. Est. Mauro Rubem – Partido dos Trabalhadores
  2. Federal Zacarias Calil
  3. Estadual Cairo Salim
  4. Rasível dos Santos Reis Santos/representante –
  5. Dr. Wilson Modesto Pollara/representante
  6. Luciana Prudente de Carvalho Vieira –Associação de Acolhimento à pessoa com Paralisia Cerebral e Outras Deficiências -  APC+/OAB
  7. Juliana Menezes – Fonoaudióloga – representante da ONG Prematuridade
  8. Valéria Granieri – Presidente da Sociedade Goiana de Pediatria

SERVIÇO:

Audiência pública sobre Prematuridade e Novembro Roxo 2024

Data: segunda-feira, 04 de novembro

Hora: às 14h, no auditório 2 da Alego

CONTATO: Gabinete 15 - fone: (62) 991819486

Visite as redes sociais do @deputadomaurorubempt

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.