Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem coordena audiência pública que vai debater a Prematuridade e o Mês Internacional de Sensibilização
Por iniciativa do deputado Mauro Rubem (PT), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizará, logo mais às 14 horas, uma audiência pública sobre a prematuridade e a importância do Mês Internacional de Sensibilização - Novembro Roxo 2024, com o tema “Mais de 13 milhões de bebês prematuros todos os anos: acesso a cuidados maternos e neonatais a todos os lugares”. O evento será hoje, segunda-feira, 04 de novembro, no auditório 2 da Alego.
O Dia Mundial da Prematuridade é celebrado no dia 17 de novembro e o mês de novembro é considerado o Mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade, quando acontece a campanha “Novembro Roxo 2024”, que tem o objetivo de alertar sobre o número crescente de partos prematuros no Brasil e no mundo e como preveni-los, além de informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê, para sua família e para a sociedade.
Os nascimentos prematuros em todo o mundo afetam 15 milhões de crianças a cada ano em todo o planeta. O Brasil ocupa hoje a 10ª posição no ranking mundial de países com mais nascimentos fora do tempo, com aproximadamente 302 mil nascimentos de bebês com menos de 37 semanas de gestação, independente do peso.
A audiência pública pretende debater o assunto de forma ampla e democrática e irá destacar os seguintes pontos:
1) Pré-natal - planejamento da gravidez e pré-natal como principal agente preventivo do parto prematuro;
2) Vacinação - importância de iniciativas que tragam equidade na atenção à saúde de bebês prematuros de todo o país, especialmente no que tange à imunização;
3) Seguimento ambulatorial de prematuros de risco - o adequado acompanhamento após a alta hospitalar como extensão dos cuidados empregados na UTI Neonatal;
4) Protocolos e preparação para o parto como medida preventiva - a presença de uma equipe especializada no momento do parto, realizando o acompanhamento ao longo de todo o processo, monitorando de perto o feto, para agir, de maneira rápida, na transição do útero para o mundo externo.
Especialistas da área médica e autoridades de entidades públicas e privadas, além da comunidade em geral e imprensa estão convidados para participar da reunião.
A reunião pública vai contar com a seguinte mesa diretiva:
- Est. Mauro Rubem – Partido dos Trabalhadores
- Federal Zacarias Calil
- Estadual Cairo Salim
- Rasível dos Santos Reis Santos/representante –
- Dr. Wilson Modesto Pollara/representante
- Luciana Prudente de Carvalho Vieira –Associação de Acolhimento à pessoa com Paralisia Cerebral e Outras Deficiências - APC+/OAB
- Juliana Menezes – Fonoaudióloga – representante da ONG Prematuridade
- Valéria Granieri – Presidente da Sociedade Goiana de Pediatria
SERVIÇO:
Audiência pública sobre Prematuridade e Novembro Roxo 2024
Data: segunda-feira, 04 de novembro
Hora: às 14h, no auditório 2 da Alego
CONTATO: Gabinete 15 - fone: (62) 991819486
Visite as redes sociais do @deputadomaurorubempt