Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima propõe Semana Estadual de Conscientização contra Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e combate aos crimes de internet

06 de Novembro de 2024 às 09:37
Bia de Lima propõe Semana Estadual de Conscientização contra Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e combate aos crimes de internet

A deputada Bia de Lima (PT) apresentou, nesta terça-feira, 5, durante sessão ordinária, o projeto de lei que institui a Semana Estadual de Conscientização contra Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente e Combate aos crimes de Internet, dentro do calendário escolar da Rede de Ensino do Estado de Goiás.

Conforme a proposta, a data seria celebrada anualmente na segunda semana do mês de maio, fazendo referência do “Caso Araceli”, ocorrido em 1973, no qual uma menina de 8 anos foi sequestrada, estuprada e morta e, apesar na natureza violenta dos fatos, até hoje segue impune.

Segundo a deputada, é essencial garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de forma segura e, por isso, devem receber proteção integral da sociedade.

“É necessário reconhecer a importância da conscientização da população acerca dessa espécie de delitos, sobretudo quando se considera o contexto digital da contemporaneidade. Com efeito, no ano de 2023, a quantidade de denúncias de imagens envolvendo abuso e exploração sexual de menores atingiu seu maior número desde o início da coleta de informações, realizada pela ONG Safernet. Segundo os dados, no referido ano, foram registradas 71.867 queixas no total”, afirmou a parlamentar.

Além de conscientizar a população, por meio de procedimento informativos, educativos e organizativos, o projeto busca ainda incentivar a realização de ações educativas que ajudem na prevenção desses crimes, orientando crianças, adolescente, pais e educadores sobre como identificar e se proteger de situações de risco; estimular a criação de um canal de denúncia de casos de abuso e exploração sexual, garantindo que a população saiba como e onde reportar essas situações; promoção de políticas públicas e ações de proteção às vítimas e potenciais vítimas de abuso e exploração, entre outros.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.