Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Parceiro do Meio Ambiente, Antônio Gomide solicita levantamento de pedidos de licença para construção de hidrelétricas em Goiás

12 de Novembro de 2024 às 16:01
Parceiro do Meio Ambiente, Antônio Gomide solicita levantamento de pedidos de licença para construção de hidrelétricas em Goiás

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou requerimento, durante sessão realizada nesta terça-feira, 12, na Assembleia Legislativa, endereçado à secretária estadual de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis, solicitando um levantamento atualizado dos pedidos de licença para aproveitamento hidrelétrico no Estado de Goiás, abrangendo usinas de grande, médio e pequeno porte.

Além disso, Antônio Gomide requer que sejam incluídas no planejamento as Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas, tanto para geração quanto para transmissão de energia. O levantamento deve conter informações sobre as tipologias de licenças para cada empreendimento, bem como cópias das documentações apresentadas para a concessão das licenças ambientais correspondentes.

Antônio Gomide ressalta que, apesar de ser uma fonte de energia limpa, a construção de usinas hidrelétricas em todo o País impõe o dever de analisar os impactos causados ao meio ambiente, bem como os conflitos socioambientais decorrentes desses projetos em solo goiano, uma vez que esses impactos não podem ser negligenciados.

“Há também a necessidade de ampliar o conhecimento sobre os processos em curso para informar a sociedade, uma vez que matérias noticiosas sobre conflitos envolvendo hidrelétricas, proprietários rurais e a população em geral são recorrentes na mídia”, aponta o deputado estadual.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.