Notícias dos Gabinetes
Honor Cruvinel preside sessão que homenageou professoras
Vice-presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Honor Cruvinel (PSDB) presidiu nesta segunda-feira, 8, ao lado do arcebispo de Goiânia, D. Washington Cruz, sessão especial em que foram entregues Títulos de Cidadania Goiana para duas professoras da Universidade Católica de Goiás (UCG), Heloisa Aparecida Machado Naves e Laís Aparecida Machado (in memorian). Também in memorian foi agraciada com a honraria uma das pioneiras da Capital, Maria Duarte Naves. A iniciativa foi da deputada Mara Naves (PMDB).
Nascida em Ituitaba, Minas Gerais, Heloísa Machado se formou no curso de Biologia, na época chamado de História Natural, na Universidade Católica de Goiás, em 1974. Professora das Universidades Católica e Federal do Estado, produziu importantes trabalhos acadêmicos, que alertavam para a importância do combate à malária.
A professora Laís Aparecida Machado foi uma das responsáveis pela introdução da disciplina História de Goiás na grade curricular dos alunos de quinta à oitavas séries das escolas públicas estaduais. Mineira de São Francisco de Sales, Laís veio para Goiânia em 1968, onde se formou em História na Universidade Federal (UFG). A professora faleceu dia 15 de novembro de 2008, em consequência de acidente automobilístico próximo a Araguari, MG.
Maria Duarte Naves nasceu em Araguari, MG, em 1910 e chegou à Goiânia no momento em que a cidade começava a ser construída. Junto com seu esposo, Raul Naves, fundou o Palace Hotel, um dos primeiros hotéis da cidade e hoje tombado pelo Patrimônio Histórico. A pioneira completou 99 anos no último dia 10 de março, e faleceu no dia 30 de maio.