Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputado Cristiano Galindo celebra o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos com avanços legislativos em Goiás

10 de Dezembro de 2024 às 15:03
Deputado Cristiano Galindo celebra o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos com avanços legislativos em Goiás

Neste 10 de dezembro, data em que se comemora o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o deputado Cristiano Galindo (Solidariedade), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Goiás (CDH), destaca importantes iniciativas voltadas à proteção e ampliação de direitos no Estado.

Cristiano Galindo tem liderado ações concretas em defesa dos grupos mais vulneráveis, alinhando sua atuação parlamentar aos princípios universais de igualdade, dignidade e respeito à vida. Durante o mês de novembro, foram apresentados quatro projetos que reforçam o compromisso com os direitos humanos e a proteção social.

Projetos de destaque

  1. Prioridade no atendimento a mulheres vítimas de violência e estupro de vulneráveis no IML
    Este projeto de lei garante que mulheres vítimas de violência doméstica e estupro de vulneráveis tenham atendimento prioritário no Instituto Médico Legal (IML), assegurando que os laudos periciais sejam emitidos em até 48 horas. A medida visa agilizar a apuração de crimes e proteger as vítimas com um suporte mais rápido e eficiente.


  2. Investigação prioritária de crimes contra crianças e adolescentes
    A proposta prevê a tramitação prioritária de inquéritos relacionados a crimes contra crianças e adolescentes, como estupro, sequestro e desaparecimentos, além de reforçar o uso de equipes especializadas e comunicação direta com os responsáveis legais das vítimas.


  3. Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Paralisia Cerebral
    Este projeto institui uma política estadual que integra ações de saúde, educação, assistência social e outras áreas para atender pessoas com paralisia cerebral e seus cuidadores, promovendo inclusão, autonomia e suporte especializado.


  4. Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência Contra a Mulher
    Comemorado em 25 de novembro, o projeto insere no calendário oficial os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, promovendo conscientização e ações de enfrentamento à violência de gênero.

Além disso, o deputado apresentou um projeto de lei que visa intensificar a divulgação dos direitos de mulheres, crianças, adolescentes e idosos. A proposta, em linha com a legislação federal, busca fortalecer a proteção desses grupos e garantir que todos tenham acesso aos seus direitos.

Comissão de Direitos Humanos

Sob a presidência de Cristiano Galindo, a comissão aprovou três leis de grande impacto social, votou oito projetos e encaminhou outros 11 para análise neste ano. "Como presidente da CDH, tenho trabalhado para transformar princípios em ações concretas, protegendo e ampliando direitos, especialmente para os mais vulneráveis", afirmou o deputado.

Neste Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, Cristiano Galindo reafirma seu compromisso de lutar por uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária. "O trabalho que realizamos reflete o esforço de garantir dignidade, respeito e proteção a todos os cidadãos, com atenção especial àqueles que mais precisam", concluiu o parlamentar

Gabinete Dep. Cristiano Galindo Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.