Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima alerta prefeitos para o reajuste do piso dos professores municipais a partir de janeiro

03 de Fevereiro de 2025 às 13:26
Bia de Lima alerta prefeitos para o reajuste do piso dos professores municipais a partir de janeiro

A deputada estadual Bia Lima (PT), que também preside o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) e a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Goiás, alerta os prefeitos goianos para a necessidade de implementar o reajuste anual do piso dos professores das redes municipais. A portaria 77, que estabelece o índice de 6,27%, foi publicada na semana passada pelo Ministério da Educação, e os gestores já devem providenciar a correção, que deve ser aplicada a partir de janeiro e na carreira do magistério de cada município.

“É importante alertarmos os prefeitos e secretários municipais sobre a necessidade de valorizar os professores na prática e chegou a hora, já temos a portaria e o índice que deve ser aplicado, agora é só encaminharem aos legislativos os projetos para que a correção seja feita, na carreira, conforme cada município, e a partir de janeiro”, esclarece a deputada.

Bia de Lima contesta a orientação da Federação Goiana dos Municípios e da Associação Goiana dos Municípios, que tentam desobrigar os prefeitos de efetuarem o reajuste. “Esta orientação, que tanto a FGM quanto a AGM, vêm dando desde 2022 é um erro que está se transformando em uma bola de neve e causando muito mais transtorno no orçamento das prefeituras. O reajuste dos professores é estabelecido pela Lei Federal nº 11.738/2008 e deve ser aplicado a partir de janeiro, pelo percentual estabelecido pelo MEC, na carreira, conforme cada município, e nós, no Sintego, temos obtido na justiça decisões favoráveis contra várias prefeituras para garantir o seu cumprimento”, declara.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.