Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem consegue reunião no INCRA-DF para assentados da reforma agrária de Hidrolândia e Niquelândia e atingidos por barragens (MAB) de Serra da Mesa e Cana Brava

05 de Fevereiro de 2025 às 12:29
Mauro Rubem consegue reunião no INCRA-DF para assentados da reforma agrária de Hidrolândia e Niquelândia e atingidos por barragens (MAB) de Serra da Mesa e Cana Brava

O deputado Mauro Rubem (PT) esteve no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em Brasília, em audiência com a procuradora-chefe, Maria Rita Reis. O objetivo foi solicitar agilidade no processo de adjudicação da propriedade rural do Acampamento Chico Mendes, no município de Niquelândia, a fim de que a área seja em breve disponibilizada para a reforma agrária.

A fazenda Bonanza/Cavalgada Grande se destaca por ser a maior área destinada ao programa de reforma agrária em Goiás desde 2010. No local, vivem 204 famílias de camponeses. Além da garantia da terra, é necessário assegurar infraestrutura e acesso às políticas públicas, para que as famílias possam, o mais rápido possível, ter condições de produzir e viver com qualidade.

Nessa perspectiva, Mauro Rubem defende a reforma agrária como um conjunto de medidas políticas e econômicas que visam redistribuir a terra no País, objetivando reduzir as desigualdades no acesso à propriedade rural. “A reforma agrária busca também melhorar a produtividade agrícola e incentivar o desenvolvimento rural sustentável, fortalecendo a agricultura familiar e promovendo a inclusão social”, pontuou.

Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)

Na ocasião, Mauro Rubem, acompanhado do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), também se reuniu no INCRA para cobrar o assentamento de 200 famílias atingidas pelas barragens de Serra da Mesa e Cana Brava, localizadas no norte de Goiás.

Foram solicitadas a regularização das parcelas do assentamento na propriedade Água Forra, no município de Niquelândia, a efetivação do assentamento de reforma agrária em Lago dos Sonhos, em Campinaçu, e a aquisição de terras em Colinas do Sul.

Os atingidos por esses empreendimentos lutam há mais de 20 anos pelo reassentamento, reconhecimento e garantia de seus direitos. As terras para os assentamentos foram adquiridas pelo INCRA há mais de nove anos, mas as famílias ainda não têm acesso à terra.

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.