Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Bia de Lima concede Título de Cidadã Goiana à ministra da Saúde, Nísia Trindade

19 de Fevereiro de 2025 às 09:55
Projeto de Bia de Lima concede Título de Cidadã Goiana à ministra da Saúde, Nísia Trindade

A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou, nesta terça-feira, 18, o projeto de lei que concede o Título Honorífico de Cidadã Goiana à ministra da Saúde, Nísia Trindade. 

De acordo com a parlamentar, Nísia Trindade está desenvolvendo um trabalho exemplar à frente do Ministério da Saúde desde o início do governo, em 2023, especialmente no envio de recursos e investimentos no Estado de Goiás. 

“Esse título é uma forma de reconhecer e agradecer por tudo o que a ministra tem feito por todos nós, brasileiros, promovendo políticas públicas e condições essenciais de saúde para o nosso povo”, afirma Bia de Lima. 

Sob o comando de Nísia Trindade, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, habilitou 81 novas equipes de Atenção Primária à Saúde, desde o início de 2023, chegando a 1.163 em todo o Estado; 1.413 unidades básicas de saúde (UBS) estão em funcionamento com custeio federal em todos os municípios; 31 unidades de pronto-atendimento (UPA) em 25 municípios; 781 médicos atuando pelo Mais Médicos em todo o Estado – 259 desde 2023; 147 ambulâncias bacias do SAMU e 37 UTIs móveis, que atendem 246 municípios com 12 centrais de regulação, entre outros. 

Biografia
Nísia Trindade Lima assumiu, no ano de 2023, o cargo de ministra da Saúde, tornando-se, então, a primeira mulher a assumir o cargo. Foi também a primeira mulher a presidir a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição histórica de ciência e tecnologia e referência internacional, entre 2017 e 2022. 

A ministra é doutora em Sociologia, mestra em Ciência Política, pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Sua atuação profissional e acadêmica esteve sempre baseada na promoção e fomento do valor social da ciência no Brasil, bem como na realização de ações que aproximem a ciência da sociedade. 

É pesquisadora plena da Casa de Oswaldo Cruz da Fiocruz, professora de pós-graduação do Programa de História da Ciência e da Saúde e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do IESP/UERJ. Nísia Trindade é também professora associada de Sociologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, autora de livros e artigos com ênfase no pensamento social brasileiro, história das ideias em saúde pública e processos brasileiros de construção do Estado Nacional. 

Como presidente da Fiocruz, Nísia esteve na linha de frente, coordenando os esforços institucionais em resposta à Pandemia da Covid-19 desde seus estágios iniciais. Em dezembro de 2020, ela foi eleita membro titular da Academia Brasileira de Ciências na categoria Ciências Sociais e, em 1º de janeiro de 2022, tornou-se membro da Academia Mundial de Ciências para o avanço da ciência nos países em desenvolvimento. 

Em setembro de 2021, tornou-se membro independente do Conselho da Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias e recebeu o grau de Cavaleira da Ordem Nacional da Legião de Honra da França, oferecido pelo Governo da França, em reconhecimento pelo seu trabalho nas áreas da ciência e da saúde e pelos serviços prestados à sociedade na resposta à pandemia de Covid-19. 

Por fim, Nísia Trindade Lima co-presidiu o Grupo Diretor de Recuperação Econômica, um dos cinco grupos diretores criados para auxiliar no desenvolvimento de um roteiro de pesquisa das Nações Unidas para a recuperação da Covid-19. Desse modo, em vista da relevância dos serviços prestados e de sua dedicação à saúde da humanidade, solicitamos o apoio dos nobres pares para a aprovação desse projeto.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.