Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem realizará audiência pública sobre a privatização da Saneago e os impactos das PPPs na próxima terça-feira, 25

21 de Fevereiro de 2025 às 11:04
Mauro Rubem realizará audiência pública sobre a privatização da Saneago e os impactos das PPPs na próxima terça-feira, 25

O deputado estadual Mauro Rubem (PT) promove, na próxima terça-feira, 25, a audiência pública “A Experiência da Privatização da Celg e as PPPs na Saneago”.

A reunião pública acontecerá às 13 horas, no Auditório Carlos Vieira, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e conta com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (Stiueg) e a Federação dos Urbanitários do Centro-Norte (Furcen).

Durante a audiência, será lançada a campanha “Privatizou, a conta subiu: Diga Não às PPPs!”.

As chamadas Parcerias Público-Privadas (PPPs) são, na prática, privatizações. E o leilão dos serviços de esgotamento sanitário, que atualmente são realizados pela Companhia de Saneamento de Goiás S/A (Saneago), está previsto para o segundo semestre de 2025.

A Companhia de Saneamento de Goiás S/A (Saneago), sociedade de economia mista estadual, é concessionária de serviços de saneamento básico de Goiás desde 1967, prestando serviços relacionados ao abastecimento de água e/ou esgotamento sanitário em 224 dos 246 municípios do Estado.

Para Mauro Rubem, a privatização da Saneago é um ataque às empresas públicas do Estado. “Sob o pretexto de modernização e eficiência, o Governo Estadual pretende privatizar nossa Companhia de Saneamento com o único objetivo de obter lucro, reduzindo investimentos, piorando a qualidade do serviço e aumentando as tarifas. A água e o saneamento básico são direitos essenciais, não produtos a serem comercializados”, pontuou.

Nessa perspectiva, o diretor da Stiueg, João Maria de Oliveira, destaca que a população goiana já conhece essa história, pois viveu na pele os efeitos desastrosos da privatização da Celg e da concessão dos serviços de esgoto em cidades como Aparecida, Catalão, Rio Verde e Jataí para a BRK Ambiental.

“Contas mais caras, problemas constantes e atendimento deficitário. Se não barrarmos esse ataque, o esgoto de Goiás será entregue a empresas privadas e a conta vai cair no bolso do povo mais uma vez. Por isso, não podemos aceitar calados. É o momento de escancarar os impactos da privatização e mostrar a nossa força”, afirmou o diretor.

De acordo com João Maria, a Saneago é uma empresa pública eficiente e lucrativa. Com uma história de compromisso com a população goiana, é referência nacional no setor. “Diferente do que pregam os defensores da privatização, a entrada de capital privado não trará melhoria alguma, apenas direcionará os lucros para acionistas e conglomerados estrangeiros, que não têm compromisso algum com o povo”, alertou.

Foto: Agência Alego/Will Rosa

Serviço
Audiência Pública: “A Experiência da Privatização da CELG e as PPPs na Saneago”
Data: terça-feira (25/02), às 13h
Local: Auditório Carlos Vieira, na Assembleia Legislativa de Goiás.

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.