Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem propõe transparência e acompanhamento na execução das emendas parlamentares

24 de Fevereiro de 2025 às 11:38
Mauro Rubem propõe transparência e acompanhamento na execução das emendas parlamentares

O projeto de lei tem por objetivo coibir irregularidades na execução de emendas individuais e dar mais transparência aos repasses, garantindo-se a devida devolução ao erário dos valores recebidos que estejam em desacordo com a lei.

Por iniciativa do deputado Mauro Rubem (PT), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) analisará a propositura de nº 3205/2025, que prevê o acompanhamento do cumprimento das emendas individuais dos deputados estaduais e vereadores e dos critérios a serem observados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) e do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) na execução e na prestação de contas pelos beneficiários.

O projeto de lei tem por objetivo coibir irregularidades na execução de emendas parlamentares e dar mais transparência nos repasses, um dos pilares do Estado Democrático de Direito. A matéria destaca que, no caso de irregularidades constatadas, ocorrerá a obrigação de devolver ao erário a quantia utilizada, sem prejuízo de outras sanções cíveis, administrativas e penais.

O texto constitui como irregularidades pagar fornecedores de bens e serviços de forma antecipada, sacar o total dos recursos, sem observar o cronograma físico financeiro de execução do objeto, realizar despesas fora da vigência do convênio ou termo de parceria e utilizar dos recursos para pagamentos de despesas outras, diversas, incompatíveis com o objetivo do convênio ou termo de parceria e a finalidade da entidade.

Para justificar a decisão, Mauro Rubem anota que esse assunto envolve questões complexas relacionadas à fiscalização, à prestação de contas e à gestão dos recursos públicos. "No âmbito do Direito, a matéria está diretamente ligada aos princípios constitucionais da administração pública: a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a publicidade e a eficiência.”

O texto foi lido em Plenário e aprovado preliminarmente. Agora seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde será distribuída para análise e relatoria.

 Foto: Hellenn Reis

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.