Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima destaca o Desenrola Rural, que entrou em vigor nessa segunda-feira

A deputada estadual Bia de Lima (PT) elogiou o programa do Governo Federal, Desenrola Rural, que teve início nessa segunda-feira, 24.
O programa de regularização de dívidas e facilitação de acesso ao crédito rural da agricultura familiar, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), dá oportunidade a agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais, em situação de inadimplência, de liquidar e renegociar dívidas.
"O Desenrola Rural é fundamental. Nós já estávamos há muito cobrando essa mesma iniciativa para o pessoal do campo. E, graças a Deus, fomos atendidos. O ministro Paulo Teixeira já anunciou mais de 250 mil agricultores em condições de pegar o crédito a partir de hoje”.
"Essa iniciativa vai destravar os caminhos para que as pessoas que estão no campo possam ter condições de produzir mais. Eu acho que o Desenrola vai ser um sucesso!", concluiu Bia de Lima.
Por meio do Desenrola, os interessados poderão ter descontos e condições especiais para regularizar a situação financeira e continuar investindo na produção.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Desenrola Rural funcionará da seguinte forma:
• Quem estiver inscrito na Dívida Ativa da União poderá acessar, a partir do dia 24 de fevereiro, o site do Regularize com seu CPF e selecionar “Consultar Dívida” para selecionar suas opções de pagamento.
• Se a dívida for do Pronaf, ou outras adquiridas junto aos bancos, o interessado deve procurar sua instituição financeira para regularizar sua situação.
• Se a dívida for de Crédito de Instalação, o interessado pode ir direto ao Incra para quitar os débitos com desconto ou acessar a Sala da Cidadania.
• O interessado em aderir ao programa também pode procurar os sindicatos, associações e entidades representativas para obter auxílio.