Notícias dos Gabinetes
Em Catalão, Bia de Lima participa de assinatura de termo de cooperação entre Governo Federal e UFCat

Representando a Assembleia Legislativa de Goiás, a deputada estadual Bia de Lima (PT) esteve nesta terça-feira, 25, na cidade de Catalão, onde participou da cerimônia de assinatura do termo de cooperação técnica entre o Governo Federal, a Universidade Federal de Catalão (UFCat) e a Prefeitura Municipal de Catalão para transformar o Hospital Aladin Elias em um hospital público universitário, que passa a ser gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), dando início aos processos de aquisição de equipamentos e contratação de pessoal.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância da iniciativa. “Essa é uma iniciativa muito importante, teremos um hospital do SUS atendendo a todos da região. Um hospital que vai atender ao ensino, à pesquisa e, principalmente, à população que precisa. No mais tardar, queremos que a unidade esteja em pleno funcionamento no segundo semestre deste ano”, afirmou ele.
O hospital Aladin Elias conta com leitos para Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e de queimados, além de enfermarias de urgência e emergência pediátrica. A partir do acordo com o MEC, a unidade passará a ter 203 leitos de internação clínica e cirúrgica – sendo 20 de UTI adulto, 10 de reservas técnicas, 10 de neonatal e 15 de unidades de cuidados intermediários para bebês. A estrutura também contará com ambulatório, centro cirúrgico e atendimento em oncologia, com quimioterapia.
De acordo com o ministro, a unidade será o primeiro hospital público da região e o próximo passo é a elaboração de planejamento para a contratação de 1.200 pessoas, a aquisição dos equipamentos e as adaptações necessárias.
Prestigiando o momento histórico, Bia de Lima elogiou a parceria. “O que presenciamos aqui é algo importantíssimo. Uma unidade de saúde que vai colaborar com a formação de profissionais da saúde, bem como ampliar o atendimento médico de toda a região. É o Governo Federal fazendo a diferença no nosso Estado”, declarou a parlamentar.
Com informações do Ministério da Educação