Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Em Catalão, Bia de Lima participa de assinatura de termo de cooperação entre Governo Federal e UFCat

25 de Fevereiro de 2025 às 17:51
Em Catalão, Bia de Lima participa de assinatura de termo de cooperação entre Governo Federal e UFCat

Representando a Assembleia Legislativa de Goiás, a deputada estadual Bia de Lima (PT) esteve nesta terça-feira, 25, na cidade de Catalão, onde participou da cerimônia de assinatura do termo de cooperação técnica entre o Governo Federal, a Universidade Federal de Catalão (UFCat) e a Prefeitura Municipal de Catalão para transformar o Hospital Aladin Elias em um hospital público universitário, que passa a ser gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), dando início aos processos de aquisição de equipamentos e contratação de pessoal.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância da iniciativa. “Essa é uma iniciativa muito importante, teremos um hospital do SUS atendendo a todos da região. Um hospital que vai atender ao ensino, à pesquisa e, principalmente, à população que precisa. No mais tardar, queremos que a unidade esteja em pleno funcionamento no segundo semestre deste ano”, afirmou ele.

O hospital Aladin Elias conta com leitos para Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e de queimados, além de enfermarias de urgência e emergência pediátrica. A partir do acordo com o MEC, a unidade passará a ter 203 leitos de internação clínica e cirúrgica – sendo 20 de UTI adulto, 10 de reservas técnicas, 10 de neonatal e 15 de unidades de cuidados intermediários para bebês. A estrutura também contará com ambulatório, centro cirúrgico e atendimento em oncologia, com quimioterapia.

De acordo com o ministro, a unidade será o primeiro hospital público da região e o próximo passo é a elaboração de planejamento para a contratação de 1.200 pessoas, a aquisição dos equipamentos e as adaptações necessárias.

Prestigiando o momento histórico, Bia de Lima elogiou a parceria. “O que presenciamos aqui é algo importantíssimo. Uma unidade de saúde que vai colaborar com a formação de profissionais da saúde, bem como ampliar o atendimento médico de toda a região. É o Governo Federal fazendo a diferença no nosso Estado”, declarou a parlamentar.

Com informações do Ministério da Educação

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.