Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem apresenta Projeto que determina aos Conselhos Tutelares a solicitação de guarda provisória em casos de risco de violência

28 de Fevereiro de 2025 às 09:00
Mauro Rubem apresenta Projeto que determina aos Conselhos Tutelares a solicitação de guarda provisória em casos de risco de violência

Com a obrigatoriedade de intervenção dos Conselhos Tutelares, se espera que casos de negligência ou abuso sejam prontamente identificados e tratados pelas autoridades competentes, assegurando a integridade física e emocional dos menores

O deputado Mauro Rubem (PT) apresentou um Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigação dos Conselhos Tutelares de requerer, em juízo, a guarda provisória em casos que configurem risco de violência. O pedido deverá ser formulado sempre que houver indícios de risco à segurança do menor, em situações que envolvam violência doméstica ou familiar, conforme os termos da Lei nº 14.713/2023.

De acordo com o parlamentar, essa medida visa proteger as crianças e adolescentes que possam estar em situação de vulnerabilidade diante de agressões dentro de seu núcleo familiar. “Nosso objetivo é garantir a proteção das crianças e adolescentes em situações de risco, evitando danos irreversíveis que possam ser causados pela violência doméstica ou familiar”, afirmou.

Segundo Mauro Rubem, com a obrigatoriedade de intervenção dos Conselhos Tutelares, se espera que casos de negligência ou abuso sejam prontamente identificados e tratados pelas autoridades competentes, assegurando a integridade física e emocional dos menores.

“Essa mudança reflete um avanço na busca por justiça e proteção para as crianças e adolescentes do estado, estabelecendo um protocolo claro e eficaz de atuação em casos que envolvem violência doméstica ou familiar. A aplicação dessa lei será um passo importante para o fortalecimento da rede de proteção a esses menores e para a redução da impunidade em casos de abuso no âmbito familiar”, explicou o deputado.

Igualdade Racial

O deputado Mauro Rubem apresentou, ainda, um Projeto de Lei que institui a obrigatoriedade de capacitação dos professores da rede de ensino básico pública e privada para atuação na promoção da igualdade racial, no combate ao racismo estrutural e ao preconceito étnico-racial.

Combate à Islamofobia

Com o objetivo de combater a intolerância religiosa, outro Projeto de Lei institui, no âmbito do Estado de Goiás, a Política Estadual de Prevenção e Combate à Islamofobia, com o intuito de prevenir, conscientizar e punir atos de discriminação, intolerância e violência praticados contra pessoas de religião islâmica, bem como promover a diversidade religiosa e a liberdade de crença.

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.