Notícias dos Gabinetes
Amilton Filho propõe que festejo de Teresina de Goiás se torne patrimônio cultural e imaterial goiano

O deputado Amilton Filho (MDB) protocolou, no dia 18 de fevereiro, o projeto de lei que propõe que o Festejo de São João Batista, de Teresina de Goiás, seja declarado patrimônio cultural e imaterial goiano e que passe a integrar o Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado.
O evento, que acontece todos os anos entre os dias 14 e 24 de junho naquele município do Nordeste goiano, faz parte do cotidiano da cidade desde 1971, tendo se tornado um marco da identidade local. "Valorizar e preservar as tradições culturais é garantir a diversidade, que é um dos pilares da convivência humana, é assegurar que as futuras gerações compreendam e se conectem com suas raízes, reforçando o sentido de pertencimento e o orgulho de sua origem”, explica Amilton Filho ao defender seu projeto de lei.
Para o deputado, que é presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e da Comissão Mista da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o reconhecimento do festejo contribui não só para a coesão social, mas também para o enriquecimento da cultura humana como um todo.
“Diante disso, declarar como Patrimônio Cultural Imaterial e incluir essa festividade no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás representa um importante passo para garantir a preservação e a valorização desse patrimônio imaterial”. Ele argumenta ainda que a declaração do festejo com patrimônio cultural e imaterial fomenta o turismo religioso e cultural e incentiva o crescimento econômico do município.