Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Bia de Lima participa da 1ª reunião da Frente Parlamentar Pelo Fim dos Lixões em Goiás

28 de Março de 2025 às 09:02
Bia de Lima participa da 1ª reunião da Frente Parlamentar Pelo Fim dos Lixões em Goiás

A deputada estadual Bia de Lima (PT), que integra a Frente Parlamentar pelo Fim dos Lixões em Goiás, participou da primeira reunião do colegiado, na tarde dessa quinta-feira, 27, para discutir soluções para o descarte de resíduos sólidos no estado. A Frente Parlamentar na Alego foi proposta pelo deputado Clécio Alves (Republicanos) e é integrada por 15 parlamentares.

De acordo com Bia de Lima, é essencial buscar saídas para a gestão dos resíduos sólidos no estado, no entanto, reforçou a necessidade de mais recursos para que os projetos sejam implementados e funcionem com efetividade.

“Sabemos das dificuldades dos municípios para implementar políticas de gestão dos lixões, para que não fiquem mais a céu aberto. Os projetos e novas ideias são importantes, mas os novos recursos são fundamentais. O assunto já vem sendo debatido na Casa, até do ponto de vista do amparo legal, mas precisamos avançar e essa é a ideia desta iniciativa, que é a primeira dentre as assembleias legislativas do país”, disse ela.

Ainda de acordo com a parlamentar, o tema é desafiador, porém urgente. “Além do amparo legal, precisamos buscar os mecanismos técnicos necessários, as saídas e avançarmos na construção de perspectivas novas nesse tema tão difícil, que desafia a todos nós. Parabéns ao deputado Clécio Alves e, pode contar sempre com o nosso trabalho”, ressaltou ela.

A discussão acontece diante da possível cobrança da Taxa do Lixo em Goiânia e um dia após a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) determinar o embargo imediato do lixão de Aparecida de Goiânia por irregularidades como: recobrimento inadequado, falta de controle de dispersão de particulados e incômodos à vizinhança, insuficiência da rede de drenagem pluvial e atração de fauna oportunista (urubus, por exemplo).

Agora, o município terá 30 dias para comprovar que passando a destinar os resíduos sólidos urbanos gerados para um aterro sanitário licenciado e 60 dias para apresentar um plano de descomissionamento e de monitoramento do local.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.