Notícias dos Gabinetes
Com apoio de Mauro Rubem, Alego recebe a escritora Mônica Strege para lançamento do livro “É [sobre] viver”, que narra a longeva luta da própria autora contra o câncer
![Com apoio de Mauro Rubem, Alego recebe a escritora Mônica Strege para lançamento do livro “É [sobre] viver”, que narra a longeva luta da própria autora contra o câncer](https://spiderminio.al.go.leg.br:9000/portal-rails/uploads/portal/noticia/imagem/153186/thumb_grande_WhatsApp_Image_2025-03-26_at_20.28.52.jpeg?X-Amz-Expires=600&X-Amz-Date=20250402T081911Z&X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=cKsFvhBCaOTfZIZE%2F20250402%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-SignedHeaders=host&X-Amz-Signature=36276c1ff0bb5f883bc5de39c64a5806ea5b69bbd353765ca28bb7fd8f9329e4)
O evento é uma promoção da Assessoria Adjunta de Atividades Culturais da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e conta com o apoio do deputado Mauro Rubem.
O lançamento do livro "É (Sobre) Viver", da doutoranda em educação Mônica Strege é aberto ao público e será realizado hoje, segunda-feira, 31 de março, às 19 horas, no auditório 2 (térreo) da Alego.
Strege, que luta contra um tipo de câncer, já em tratamento de longa duração, inspirou-se na coragem e na fé na luta pela vida para escrever o livro, com um olhar sobre a vida de alguém que vive uma sobrevida.
“É [sobre] viver” é a segunda obra de Strege que está em tratamento paliativo, mas sua condição física e mental desafiam a própria ciência e seu carisma e disposição contagiam a todos que a conhecem.
Mesa redonda
Na ocasião, será realizada uma mesa redonda com o tema "Sobrevivências de mulheres em tratamento de longa duração". O espaço para o diálogo contará com a presença de profissionais de saúde, pesquisadores e pessoas que trabalham com a temática do câncer.
Participarão da mesa redonda:
1 - Deputado Mauro, apoiador do projeto;
2 - Amanda Travaglia Vitoy, médica especializada em clínica médica e medicina paliativa e vice-presidente da Academia Estadual de Cuidados Paliativos de Goiás;
3 - Douglas Valiati Bridi, cardiologista pelo Hospital das Clínicas da UFG e professor na Unifimes, com grande experiência em cuidados cardiovasculares;
4 - Lídia Milioli, médica paliativista e presidente da Academia Estadual de Cuidados Paliativos de Goiás, responsável pelo Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) – Albert Einstein.
A autora
fonte: Agência Alego
Mônica Strege nasceu em uma pequena cidade no interior de Santa Catarina e foi criada em Mato Grosso. Atualmente, mora em Goiânia, devido ao diagnóstico e ao tratamento de um câncer. Educadora por vocação, é graduada em biologia e, com uma paixão pela educação básica, concluiu seu mestrado e está finalizando o doutorado em educação. Strege é professora efetiva da rede estadual de Mato Grosso e tem sido uma militante fervorosa pela educação como ferramenta de superação das desigualdades sociais.
Agora, a educadora compartilha sua experiência com o câncer incurável em sua escrita, refletindo sobre as dificuldades de ser paciente, as contradições da vida das mulheres em uma sociedade machista e os desafios do cotidiano de quem lida com a proximidade da morte.
Em seu livro, ela convida os leitores a olhar a vida com mais intensidade, enxergando a beleza nos pequenos momentos e se libertando do medo. Seu primeiro livro, É [Sobre] Vida, já lançado, apresenta uma narrativa íntima sobre sua jornada desde a infância até o diagnóstico de câncer aos 40 anos. A segunda publicação, “É (Sobre) Viver”, foca nas rotinas e desafios enfrentados durante o tratamento de câncer, com tom de leveza, bom humor e esperança.
SERVIÇO:
Assunto: Na luta contra o câncer, Mônica Strege lança livro de alguém que vive uma sobrevida
Data: 31 de março (segunda-feira)
Horário: às 19 horas
Local: Auditório 2 da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego)
CONTATO:
Gabinete 15 da Alego, fone (62) 3221-2507