Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Antônio Gomide sobre desperdício alimentar vira lei

03 de Abril de 2025 às 17:30
Projeto de Antônio Gomide sobre desperdício alimentar vira lei

O projeto do deputado estadual Antônio Gomide (PT), que institui a Semana de Conscientização sobre Perdas e Desperdício Alimentar no estado, tornou-se lei. A sanção foi publicada no Diário Oficial em 31 de março. O evento será realizado anualmente na última semana de setembro.  

A nova legislação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da redução das perdas e do desperdício de alimentos. Além disso, busca incentivar práticas sustentáveis de produção, armazenamento, distribuição e consumo, bem como fomentar a educação alimentar e nutricional, destacando o aproveitamento integral dos alimentos.  

Durante a Semana de Conscientização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, serão promovidas campanhas educativas e ações de sensibilização em escolas, universidades, empresas e comunidades. A programação incluirá palestras, seminários e workshops sobre o tema, além de iniciativas para estimular boas práticas na cadeia produtiva de alimentos.  

“O desperdício de alimentos agrava a insegurança alimentar, pois recursos que poderiam beneficiar pessoas vulneráveis são perdidos. Além disso, gera um impacto ambiental significativo. A produção de alimentos consome recursos naturais como água, solo e energia. Quando desperdiçados, esses recursos também são perdidos, e o descarte inadequado contribui para a emissão de gases de efeito estufa, agravando as mudanças climáticas. Portanto, a conscientização é essencial para a sustentabilidade ambiental”, destacou Antônio Gomide.

Gabinete Dep. Antônio Gomide Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.