Notícias dos Gabinetes
“Atuamos para fazer a diferença”, diz Bia de Lima durante congresso da Agricultura Familiar, em Goiânia

A deputada estadual Bia de Lima (PT) esteve, nesta sexta-feira, 4, na abertura do VII Congresso Estadual da Agricultura Familiar em Goiás, que aconteceu na capital goiana, promovido pela Fetraf/GO, com o apoio da parlamentar.
Na ocasião, Bia de Lima parabenizou os trabalhadores rurais pelas lutas que enfrentam diariamente e a importância de seguirem firmes em busca dos objetivos. “Parabenizo a todos que estão aqui e fazem essa luta acontecer, que ficam até em barracas, que conseguem deixar suas produções para discutir e buscar alternativas pensando no próprio bem, como no coletivo”, afirmou a deputada.
Durante seu discurso, a deputada reforçou a importância dos trabalhadores do campo acessarem programas do governo, para que consigam crescer e avançar. Ela também ressaltou o quanto o mandato dela está aberto e disponível para a classe da agricultura familiar.
“Tenho as minhas origens no campo e foi de lá que eu saí. Tenho conhecimento de que os trabalhadores enfrentam diversas dificuldades, desde ter uma casa mais decente, vender as suas produções. É por isso que os programas do governo federal são tão importantes, como o Minha Casa Minha Vida Rural. Quero ajudar todos que precisam acessar esses benefícios, tudo isso é direito do povo brasileiro”, disse ela.
“Eu sou mulher, sindicalista e ocupo uma cadeira de deputada estadual, com a ajuda de vocês, então a nossa atuação é para fazer a diferença. Esse mandato não é só meu, é nosso. Estamos lá todos os dias fazendo o enfrentamento por vocês também”, concluiu.
Neste ano, o congresso, que começou nesta sexta e segue até domingo -7, tem como objetivo ver, julgar e agir, além de eleger uma Nova Coordenação e Construir um Novo Plano de Ação dentro de Novo Planejamento Estratégico de acordo com a atual conjuntura do país.
Leis aprovadas
A deputada Bia de Lima tem atuado na Assembleia Legislativa de Goiás propondo projetos que beneficiam os agricultores familiares. Dois já foram transformados em lei e estão em vigor:
Lei nº 22.636, de 26 de abril de 2024 - Altera a Lei nº 19.767, de 18 de julho de 2017, que institui a Política Estadual de Compra da Produção da Agricultura Familiar;
Lei nº 23.308, de 27 de março de 2025 - Altera a Lei nº 16.476, de 10 de fevereiro de 2009, que dispõe sobre a Política Estadual
de Apoio à Agricultura Urbana.