Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputado Mauro Rubem realiza audiência pública na Alego para debater bibliotecas escolares na segunda-feira, 7

04 de Abril de 2025 às 19:00
Deputado Mauro Rubem realiza audiência pública na Alego para debater bibliotecas escolares na segunda-feira, 7

Por iniciativa do deputado Mauro Rubem (PT-GO), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizará uma audiência pública no próximo dia 7 de abril, às 8h30, no Auditório Francisco Geda. O evento tem como objetivo discutir a importância das bibliotecas escolares para a educação e a implementação da Lei 14.837/24, que criou o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares.

A reunião contará com a participação de diversos parceiros, entre eles o Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região (CRB-1), o Conselho Federal de Biblioteconomia, a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). A audiência visa não apenas discutir a importância da legislação, mas também abordar a ausência de bibliotecas escolares e de profissionais bibliotecários nas instituições de ensino, públicas e privadas, em todo o estado.

O desafio das bibliotecas escolares

As bibliotecas escolares são reconhecidas como espaços fundamentais para o desenvolvimento do aprendizado, a promoção da leitura e o letramento informacional. Elas desempenham um papel essencial na formação de crianças e adolescentes, proporcionando um ambiente de descoberta e enriquecimento cultural.

Entretanto, muitas escolas em Goiás, como em diversas outras regiões do Brasil, ainda enfrentam dificuldades para cumprir as metas estabelecidas pela Lei nº 12.244/2010, que determinava a universalização das bibliotecas escolares até 2020.

Dados divulgados pelo CRB-1 mostram que, das 990 escolas estaduais de Goiás, apenas 409 possuem bibliotecas. Além disso, nenhuma dessas instituições conta com bibliotecários formalmente contratados, sendo que as funções relacionadas à gestão das bibliotecas são realizadas, em sua maioria, por servidores com formação em Pedagogia, que acumulam funções que, conforme a legislação, deveriam ser desempenhadas por profissionais formados em Biblioteconomia.

A Lei 14.837/24 e a Campanha #SouBibliotecaEscolar

O evento também ocorre em um momento importante para a mobilização pela Campanha #SouBibliotecaEscolar, promovida pelo Sistema CFB/CRBs. Esta campanha tem como principal objetivo sensibilizar autoridades e a sociedade para o cumprimento da Lei nº 12.244/2010, conhecida como a Lei de Universalização das Bibliotecas Escolares. A audiência pública discutirá, portanto, não só a importância da criação e manutenção de bibliotecas nas escolas, mas também a atuação dos bibliotecários como gestores desses espaços essenciais para o aprendizado.

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.