Notícias dos Gabinetes
Rubens Marques apresenta projeto para resposta rápida para casos de desaparecimento de pessoas com autismo

Em uma data marcada pela conscientização e pelo debate sobre inclusão, o deputado estadual Rubens Marques (União Brasil) apresentou, na última quinta-feira, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, um projeto de lei que propõe a criação do sistema “Alerta Azul” no estado de Goiás. A iniciativa visa agilizar a busca por pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) em situação de desaparecimento.
Inspirado no modelo internacional “Alerta Amber”, utilizado em casos de desaparecimento de crianças, o “Alerta Azul” será um sistema emergencial de envio de mensagens a aparelhos celulares localizados na área em que ocorreu o desaparecimento de uma pessoa diagnosticada com TEA. A proposta leva em conta as particularidades e vulnerabilidades de pessoas autistas, especialmente crianças e adolescentes, que podem apresentar dificuldades de comunicação, desorientação espacial e sensibilidade sensorial, tornando-as mais suscetíveis a riscos quando desaparecidas.
“Como deputado estadual é meu dever trabalhar por todos, igualmente!", afirmou o deputado em suas redes sociais. O ‘Alerta Azul’ é uma medida preventiva, humana e tecnológica para garantir a segurança e o resgate rápido dessas pessoas.
Segundo o texto, caberá ao Poder Executivo Estadual a implementação e regulamentação do sistema, podendo firmar parcerias com operadoras de telefonia, empresas de tecnologia e órgãos públicos para viabilizar sua execução.