Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Rubens Marques apresenta projeto para resposta rápida para casos de desaparecimento de pessoas com autismo

07 de Abril de 2025 às 09:05
Rubens Marques apresenta projeto para resposta rápida para casos de desaparecimento de pessoas com autismo

Em uma data marcada pela conscientização e pelo debate sobre inclusão, o deputado estadual Rubens Marques (União Brasil) apresentou, na última quinta-feira, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, um projeto de lei que propõe a criação do sistema “Alerta Azul” no estado de Goiás. A iniciativa visa agilizar a busca por pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) em situação de desaparecimento.

Inspirado no modelo internacional “Alerta Amber”, utilizado em casos de desaparecimento de crianças, o “Alerta Azul” será um sistema emergencial de envio de mensagens a aparelhos celulares localizados na área em que ocorreu o desaparecimento de uma pessoa diagnosticada com TEA. A proposta leva em conta as particularidades e vulnerabilidades de pessoas autistas, especialmente crianças e adolescentes, que podem apresentar dificuldades de comunicação, desorientação espacial e sensibilidade sensorial, tornando-as mais suscetíveis a riscos quando desaparecidas.

“Como deputado estadual é meu dever trabalhar por todos, igualmente!", afirmou o deputado em suas redes sociais. O ‘Alerta Azul’ é uma medida preventiva, humana e tecnológica para garantir a segurança e o resgate rápido dessas pessoas. 

Segundo o texto, caberá ao Poder Executivo Estadual a implementação e regulamentação do sistema, podendo firmar parcerias com operadoras de telefonia, empresas de tecnologia e órgãos públicos para viabilizar sua execução.

Gabinete Dep. Rubens Marques Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.