Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
"Alerta Azul" para localizar pessoas autistas desaparecidas tramita na Assembleia Legislativa

09 de Abril de 2025 às 13:55
"Alerta Azul" para localizar pessoas autistas desaparecidas tramita na Assembleia Legislativa

Um novo sistema de alertas emergenciais para localizar pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) que desapareçam em municípios goianos poderá ser implementado no estado. O projeto que institui o "Alerta Azul" foi apresentado pelo deputado estadual Rubens Marques (UB) na Assembleia Legislativa de Goiás. 

A proposta prevê o envio de mensagens emergenciais a aparelhos celulares localizados no município onde ocorreu o desaparecimento da pessoa com TEA, criando um mecanismo rápido de mobilização social para auxiliar nas buscas. 

De acordo com a justificativa do projeto, pessoas com autismo, especialmente crianças e adolescentes, apresentam maior vulnerabilidade em situações de desaparecimento devido a características como dificuldades de comunicação, desorientação espacial e  sensibilidade sensorial. 

"O 'Alerta Azul' é inspirado em modelos semelhantes já consolidados, como o 'Alerta Amber', adotado internacionalmente para desaparecimento de crianças", explica o texto do projeto. 

A implementação e regulamentação do sistema ficarão a cargo do Poder Executivo Estadual, que poderá firmar convênios com operadoras de telefonia, empresas de tecnologia e órgãos dos entes federativos para viabilizar o mecanismo.

Segundo o deputado Rubens Marques, o estado de Goiás se antecipa às necessidades de proteção e acolhimento desse grupo vulnerável, "garantindo-lhes o direito à vida, à dignidade e à segurança, por meio de uma política pública inovadora e inclusiva". 

O projeto tramitará pelas comissões da Assembleia Legislativa antes de ser levado à votação em Plenário.

Gabinete Dep. Rubens Marques Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.