Notícias dos Gabinetes
Amilton Filho apresenta proposta que torna Cristalina a Capital Goiana da Irrigação

O deputado estadual Amilton Filho (MDB) apresentou, no último dia 2 de abril, um projeto de lei que propõe a concessão do título de Capital Goiana da Irrigação ao município de Cristalina.
“Trata-se do município brasileiro com a maior área irrigada do País e da América Latina e este é um fator decisivo para o sucesso do agronegócio em Goiás e no Centro-Oeste brasileiro, que proporciona altíssimos índices de produtividade em lavouras como alho, batata e cebola – culturas que, sozinhas, geram cerca de oito mil empregos diretos – além da soja”, explica o parlamentar. Amilton solicitou também, em outro projeto de lei prevê a inclusão da Expo Irrigação – Feira de Irrigação, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás.
Para Amilton Filho, a irrigação foi fundamental para que o município passasse de extrativista, com a exploração do cristal-de-rocha até a década de 1970, a um dos mais importantes polos agropecuários do Brasil, a partir da chegada dos produtores rurais do Sul do Brasil. “Sem contar que, por causa da irrigação, o PIB de Cristalina no setor agrícola é um dos mais altos do Brasil e a renda per capita do município é bastante alta, mesmo para os padrões de cidades igualmente dependentes do agro para sua economia e geração de renda e riqueza”, justifica Amilton Filho. Cristalina está localizada a 281 km de Goiânia, no Leste do estado, na divisa com Minas Gerais, e tem cerca de 66 mil habitantes.
Comitiva de autoridades
Amilton Filho também recebeu a visita do prefeito de Cristalina, Luis Oáavio Biazzoto Massa (PL), e de três vereadores da cidade, Valter Tomaz (Podemos), Juninho do Belvedere (PP) e Tenente Vasco (PL). A visita de cortesia reforçou a já sólida parceria entre o deputado, o Executivo e o Legislativo municipais, já que desde o seu primeiro mandato o deputado tem carreado recursos via emendas e demais benefícios para Cristalina.
O prefeito foi eleito em 2024 com 19.375 votos, ou 69,89% dos votos válidos, enquanto os vereadores obtiveram, juntos, um total de 1.349 votos ou, somados, 4,78% dos votos. Já Amilton Filho obteve, em 2022, 662 votos, sendo o deputado estadual eleito mais votado no município, com 2,79% dos votos válidos e 394 votos a mais do que o obtido no pleito de 2018, quando conseguiu 268 votos. Isto significa que ele teve quase duas vezes e meia mais votos em 2022 do que em 2018.